Publicação eletrônica e acesso aberto à informação
a situação nigeriana
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7n1.04.p41Palavras-chave:
Publicação Eletrônica, Acesso Aberto, Open Access, Biblioteca, Pesquisa.Resumo
As publicações têm migrado do formato tradicional para o formato eletrônico tornando os recursos de informação disponíveis aos usuários em acesso aberto. A publicação eletrônica é possível a partir da introdução de tecnologias de informação e comunicação (TIC), e cujo desenvolvimento provocou aumento do número da comunicação científica em circulação. A conscientização sobre isso e a taxa de publicação eletrônica difere entre os professores de três universidades federais do sul da Nigéria. É com base nessa realidade que este estudo foi conduzido, a fim de pesquisar a situação da publicação eletrônica de acesso aberto nas bibliotecas desses professores, a partir de cinco questões de pesquisa formuladas. A metodologia adotada foi a pesquisa descritiva e, para tanto, um questionário foi aplicado a um total de 64 bibliotecários das instituições em estudo. Os dados coletados, a partir da pesquisa, demonstram que embora os bibliotecários estejam cientes do desenvolvimento da publicação eletrônica, os mesmos não têm publicado como se esperava. Na UNN dos 95% sujeitos pesquisados que estão cientes quanto à tendência da publicação eletrônica, somente 30% publicaram artigos em formato eletrônico. Na UNILAG 100% dos pesquisados indicaram que têm publicado em formato eletrônico, na UNIBEN apenas 45,4% publicaram, enquanto 54,5% afirmaram que não publicaram seus artigos em formato eletrônico. Em relação a disponibilidade de acesso, na UNN verificou-se que eles têm acesso a um total de 84%; na UNILAG 100% afirmaram que possuem acesso; enquanto na UNIBEN 90,9% dos sujeitos pesquisados afirmaram que possuem acesso. Os problemas mencionados que limitam a publicação eletrônica e o acesso aberto na Nigéria são: alimentação inadequada; terminais de computadores inadequados; financiamento insuficiente para o pagamento de assinatura inadequado.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License