O termo letramento na expressão letramento informacional na Biblioteconomia e Ciência da Informação Brasileira

influências intelectuais e disciplinares

Autores

  • Mariana de Souza Alves Universidade Federal de Pernambuco image/svg+xml
  • Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo Universidade Federal de São João del-Rei image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2025.v19.e025009

Palavras-chave:

alfabetização, letramento, Educação, Linguística Aplicada

Resumo

Objetiva mapear as influências intelectuais e disciplinares que contribuíram para a elaboração do conceito de letramento informacional no campo da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, por meio de uma análise de citações de um corpus de trabalhos e de um estudo de áreas de conhecimento na Plataforma Lattes. Identifica que Magda Soares é a autora mais citada, tanto em diversidade como em quantitativo de obras. As obras mais citadas para definir os conceitos de alfabetização e letramento são das autoras Magda Soares e Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque. As autorias e obras vinculadas às correntes teóricas dos New Literacy Studies e New London Group foram timidamente citadas, sendo as primeiras aparições de 2016 em diante. As áreas de Educação e Linguística Aplicada foram as mais expressivamente influentes, porém esta última não foi conscientemente reconhecida como uma área influente. O mapeamento confirma o caráter interdisciplinar do referido campo, mas evidencia a necessidade de fortalecimento de suas apropriações por meio de um estudo mais aprofundado sobre suas bases conceituais.

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Biografia do Autor

  • Mariana de Souza Alves, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutora em Ciência da Informação - UFPE (2023), com tese indicada para o Prêmio CAPES de Tese (2024). Especialista em Literatura Infantojuvenil, FAFIRE-PE (2018). Mestra em Ciência da Informação, UFPE (2017).Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Formação em Mediação de Leitura pelo Centro de Cultura Luiz Freire/Funcultura (2017). Formação em Contação de Histórias, Pronatec (2014) e Zumbaiar (2018). Bibliotecária da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (2019 - atual). Membro do Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Decolonialidade, da Universidade Federal de São João Del-Rei (GPEALE), sob coordenação da professora Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo. Fui bibliotecária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, campus Palmares (2014-2019), coordenadora de projeto e cursos de Extensão e atuei na coordenação do Núcleo de Arte e Cultura, IFPE. Produções acadêmicas, áreas de atuação e áreas de interesse voltadas para as seguintes temáticas: Leitura, Literatura, Literatura Infantil, Bibliotecas comunitárias, Práticas informacionais, Práticas de leitura, Mediação da Leitura, Information Literacy, Literacy, Letramento, Alfabetização, Letramento informacional, Relações étnico-raciais, Educação antirracista, Decolonialidade, Estudos sobre Gênero e Sexualidade, Feminismo, Anticapacitismo.ORCID ID: http://orcid.org/0000-0002-3452-9629 e-mail: mariana.souzaalves@ufpe.br

  • Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Universidade Federal de São João del-Rei

    Professora Titular da Universidade Federal de São João del-rei. Doutora em educação pela UFMG, associada à ANPED e a ABALF. Tem Pós- doutorado pela University of London, King's College, (2009), pela Goldsmits University of London (2019), pela UFSCAR, 2019-2020). Líder do (GPEALE) grupo de pesquisa Alfabetização, Linguaguem e Colonialidade. Coordenadora Geral da AlfaRede (Rede de Pesquisa em Alfabetização). É pesquisadora da área alfabetização, letramentos, cultura escrita. Orientadora de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSJ e da UFPE. Coordena projetos que investigam práticas escolares de alfabetização no contexto da pandemia e da pós-pandemia em áreas urbanas e no campo. Pesquisa letramento acadêmico em contextos de internacionalização da universidade. Foi vice-presidente da ABALF 2014-2017. Bolsista produtividade do CNPq. Coordenadora do FORPRED SUDESTE 2021-2022. Membro do Comitê Científico da Anped 2021-2023. Coordenadora Geral da Alfabetização de Jovens e Adultos na DPAEJA/SECADI-MEC. 

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Publicado

2025-03-14

Como Citar

Alves, Mariana de Souza, e Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo. “O Termo Letramento Na expressão Letramento Informacional Na Biblioteconomia E Ciência Da Informação Brasileira: Influências Intelectuais E Disciplinares”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 19, março de 2025, p. e025009, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2025.v19.e025009.