O termo letramento na expressão letramento informacional na Biblioteconomia e Ciência da Informação Brasileira
influências intelectuais e disciplinares
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2025.v19.e025009Palavras-chave:
alfabetização, letramento, Educação, Linguística AplicadaResumo
Objetiva mapear as influências intelectuais e disciplinares que contribuíram para a elaboração do conceito de letramento informacional no campo da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, por meio de uma análise de citações de um corpus de trabalhos e de um estudo de áreas de conhecimento na Plataforma Lattes. Identifica que Magda Soares é a autora mais citada, tanto em diversidade como em quantitativo de obras. As obras mais citadas para definir os conceitos de alfabetização e letramento são das autoras Magda Soares e Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque. As autorias e obras vinculadas às correntes teóricas dos New Literacy Studies e New London Group foram timidamente citadas, sendo as primeiras aparições de 2016 em diante. As áreas de Educação e Linguística Aplicada foram as mais expressivamente influentes, porém esta última não foi conscientemente reconhecida como uma área influente. O mapeamento confirma o caráter interdisciplinar do referido campo, mas evidencia a necessidade de fortalecimento de suas apropriações por meio de um estudo mais aprofundado sobre suas bases conceituais.
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Referências
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