Catalogação no Domínio da Música

análise exploratória pela perspectiva da Organização da Informação

Autores

  • Raquel Juliana Prado Leite de Sousa Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Tadeu Moraes Taffarello Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023051

Palavras-chave:

Catalogação, Musicologia, Ciência da Informação, Informação como objeto de estudo

Resumo

A catalogação é uma atividade usual na Musicologia, podendo ser considerada um indício da interdisciplinaridade com a Ciência da Informação. Dessa forma, este trabalho visa a explorar a catalogação na Musicologia e seus pontos de contato com a Organização da Informação. O corpus de análise é constituído por 38 dissertações e teses defendidas na Música e Artes, levantadas na BDTD e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O mapeamento bibliométrico permitiu identificar que: a evolução temporal mostrou um pico de trabalhos defendidos em 2012; a maioria dos trabalhos é de mestrado e foi defendida na área de Música, sendo a UFMG a instituição de ensino com mais trabalhos realizados; a maior parte dos mesmos foi feita no Sudeste, tendo Carlos Alberto Figueiredo Pinto o orientador com o maior número de orientações; apenas dois membros de bancas de defesa possuem formação na área de CI; e os assuntos “catálogo” e “catalogação” ganham destaque dentre as palavras-chave. A Análise de Conteúdo revelou que os catálogos objetivam organizar para preservar a memória, reunir, disseminar, funcionar como ferramenta de pesquisa, além de fazer apreciação crítica e homenagear compositores. Percebe-se que esta pesquisa, por si só, não pode comprovar a interdisciplinaridade entre Ciência da Informação e Musicologia, pois se trata de um estudo exploratório. Mesmo assim, foi observada uma proximidade entre as áreas, pela apropriação da informação enquanto objeto de pesquisa

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Biografia do Autor

Raquel Juliana Prado Leite de Sousa, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora em Educação pela UFSCar. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar com a temática de análise bibliométrica sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem e ensino remoto. Atua como bibliotecária na Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC), do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também é professora do curso de Biblioteconomia do Centro Universitário Claretiano e coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em Metodologias Ativas de Ensino. Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar, em Comunicação Social - Jornalismo pela UNESP e licenciatura plena em Língua Portuguesa pelas FIMI.

Tadeu Moraes Taffarello, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduado em composição musical, mestre (2004) e doutor (2010) em Música pela Unicamp. Atualmente é compositor e pesquisador musical. Como compositor, centra a sua obra na música instrumental e/ou vocal. Como pesquisador, atua desde 2015 junto à Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC/CIDDIC) da Unicamp com foco no desenvolvimento de pesquisas que envolvam a edição e análise partituras de músicas do século XX e XXI, sobretudo a produção brasileira. Atuou como docente na UEL (2005-2006 e 2012-2015), Unesp (2010), Santa Marcelina (2010) e UFU (2003-2005). 

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Publicado

2023-11-07

Como Citar

Prado Leite de Sousa, R. J., e T. Moraes Taffarello. “Catalogação No Domínio Da Música: Análise exploratória Pela Perspectiva Da Organização Da Informação”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, novembro de 2023, p. e023051, doi:10.36311/1981-1640.2023.v17.e023051.