Inbound Marketing e User Experience e suas Convergências no Contexto das Mídias Sociais Digitais

projeções através de uma ótica da Ciência da Informação

Autores

  • Cássio Henrique Bauer Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) https://orcid.org/0000-0002-2311-0961
  • Sonali Paula Molin Bedin Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023049

Palavras-chave:

Marketing em mídias sociais, Comunicação on-line, Plataformas sociais, Interação do usuário

Resumo

Em uma sociedade em que se observa, ao mesmo tempo, agentes que produzem e consomem informação, o intento de obter destaque em meio a imensidão informacional tende a ser uma tarefa desafiadora. Nesse contexto, as empresas têm utilizado os canais digitais para atingir novos consumidores, além de fidelizar clientes antigos. Por essa razão, o presente artigo tem por objetivo promover a discussão teórica de conceitos referentes ao inbound marketing, a user experience e as mídias sociais à luz de uma ótica da área da Ciência da Informação. Para tal, utilizou-se a pesquisa bibliográfica para levantar uma base teórica para sustentar o debate proposto. Com efeito, as relações conceituais observadas permitiram observar convergências entre os objetos estudados, pois ambos dão importância ao fato de compreender as características dos usuários e projetar experiências adequadas a partir disso, além de explicitar a relevância da temática para o campo da Ciência da Informação, visto que este pode se beneficiar adequadamente com o aperfeiçoamento do conhecimento sobre tais estratégias, acerca da sua atuação em mídias sociais digitais. Conclui-se que existem convergências entre as temáticas analisadas e que estão dentro do compêndio de conhecimento necessário para a atuação presente dos profissionais da Ciência da Informação.

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Biografia do Autor

Cássio Henrique Bauer, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestrando em Design pelo Programa de Pós-graduação em Design (PPGDesign), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na área de concentração em Fatores Humanos no Design, com foco na linha de pesquisa Interfaces e Interações Cognitivas. Bacharel em Ciência da Informação, no ano de 2022, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sonali Paula Molin Bedin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Doutorado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Especialização em Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas de Informação em C&T pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC.

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Publicado

2023-10-31

Como Citar

Bauer, C. H., e S. P. M. Bedin. “Inbound Marketing E User Experience E Suas Convergências No Contexto Das Mídias Sociais Digitais: Projeções através De Uma ótica Da Ciência Da Informação”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, outubro de 2023, p. e023049, doi:10.36311/1981-1640.2023.v17.e023049.