Inbound Marketing e User Experience e suas Convergências no Contexto das Mídias Sociais Digitais

projeções através de uma ótica da Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023049

Palavras-chave:

Marketing em mídias sociais, Comunicação on-line, Plataformas sociais, Interação do usuário

Resumo

Em uma sociedade em que se observa, ao mesmo tempo, agentes que produzem e consomem informação, o intento de obter destaque em meio a imensidão informacional tende a ser uma tarefa desafiadora. Nesse contexto, as empresas têm utilizado os canais digitais para atingir novos consumidores, além de fidelizar clientes antigos. Por essa razão, o presente artigo tem por objetivo promover a discussão teórica de conceitos referentes ao inbound marketing, a user experience e as mídias sociais à luz de uma ótica da área da Ciência da Informação. Para tal, utilizou-se a pesquisa bibliográfica para levantar uma base teórica para sustentar o debate proposto. Com efeito, as relações conceituais observadas permitiram observar convergências entre os objetos estudados, pois ambos dão importância ao fato de compreender as características dos usuários e projetar experiências adequadas a partir disso, além de explicitar a relevância da temática para o campo da Ciência da Informação, visto que este pode se beneficiar adequadamente com o aperfeiçoamento do conhecimento sobre tais estratégias, acerca da sua atuação em mídias sociais digitais. Conclui-se que existem convergências entre as temáticas analisadas e que estão dentro do compêndio de conhecimento necessário para a atuação presente dos profissionais da Ciência da Informação.

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Biografia do Autor

  • Cássio Henrique Bauer, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

    Mestrando em Design pelo Programa de Pós-graduação em Design (PPGDesign), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na área de concentração em Fatores Humanos no Design, com foco na linha de pesquisa Interfaces e Interações Cognitivas. Bacharel em Ciência da Informação, no ano de 2022, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

  • Sonali Paula Molin Bedin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Doutorado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Especialização em Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas de Informação em C&T pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC.

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Publicado

2023-10-31

Como Citar

Bauer, Cássio Henrique, e Sonali Paula Molin Bedin. “Inbound Marketing E User Experience E Suas Convergências No Contexto Das Mídias Sociais Digitais: Projeções através De Uma ótica Da Ciência Da Informação”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, outubro de 2023, p. e023049, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023049.