A Mulher na Sociedade e na Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023043Palavras-chave:
Mulheres – lutas históricas; Mulheres – Sociedade. Mulheres - Ciência da informação; Mulheres - Ciência da Informação - Brasil.Resumo
Trata das contribuições das mulheres na sociedade e na Ciência da Informação, a partir das abordagens da literatura da área e de outras áreas afins, considerando que a discussão e tomada de consciência dessa questão social é urgente. Colaborar com este debate relevante foi o objetivo da elaboração deste texto, como registro da palestra realizada em 2022 no VI Fórum de Discentes e Egressos do PPGCI (FDECIN). Aborda lutas históricas das mulheres; as contribuições de algumas das mulheres referenciais da Ciência da Informação e as lutas e os desafios postos às mulheres na sociedade contemporânea e no campo científico da Ciência da Informação. Destaca os direitos sociais historicamente negados, como o acesso à educação e o exercício do voto, que foram objeto de resistência e luta para a conquista do respeito à condição da mulher de sujeito social e, portanto, sujeito de direitos. Em síntese o texto busca demonstrar que as lutas das mulheres são históricas, perpassando os séculos e os campos científicos, e que todas essas lutas representam a resistência resiliente às barreiras que visam conter as mudanças sociais revolucionárias em favor da inclusão social.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Editora Unesp, 1998.
AQUINO, Mirian de Albuquerque. A presença das mulheres negras em espaços públicos como uma questão de desigualdade de gênero. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 2, p.555-576, jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7025. Acesso em: 15 set. 2022.
ARAGÃO, Esmeralda Maria de; FREITAS, Joseania Miranda. Denise Tavares: traços biográficos. Salvador: EDUFBA, 2008.
BANDEIRA, Lourdes. A contribuição da crítica feminista à ciência. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 207-228, abr. 2008. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2008000100020&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 set. 2022.
BELTRÃO, Kaizô Iwakami; ALVES, José Eustáquio Diniz. A reversão do hiato de gênero na educação brasileira no século XX. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 136, p. 125-156, jan./abr. 2009. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/277. Acesso em: 15 set. 2022.
CASTRO, César. História da biblioteconomia brasileira. Brasília: Thesaurus, 2000.
CASTRO FILHO, Cláudio Marcondes de. Nice Menezes de Figueiredo. In: MOSTAFA, Solange Puntel; SILVA, Márcia Regina da; SANTARÉM SEGUNDO, José Eduardo. (Orgs.). Pensadores brasileiros da ciência da informação e biblioteconomia. João Pessoa: Editora UFPB, 2015. p. 119-128. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/253. Acesso em: 10 set. 2022.
CHASSOT, Attico. A ciência é masculina? É, sim senhora!... Revista Contexto & Educação, v. 19, n. 71-72, p. 9-28, maio 2004. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1130. Acesso em: 15 set. 2022.
CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; OLIVEIRA, Ana Claudia D. C. de. Pelas mãos femininas de Lydia Sambaquy e Celia Zaher: as origens da CI brasileira. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; ROMEIRO, Nathália Lima (Orgs.). O protagonismo da mulher na Biblioteconomia e Ciência da Informação. Florianópolis: ACB, 2018. Disponível em: https://www.nyota.com.br/_files/ugd/c3c80a_fbc3e5b33dc14ead8917b5429f97a631.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.
DUARTE, Constância. O feminino fragmentado. Ipotesi, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 31 – 37, jul./dez. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ipotesi/issue/view/823. Acesso em: 10 set. 2022.
FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto. Neusa Dias de Macedo em três perspectivas: profissional, academica e pessoal. In: MOSTAFA, Solange Puntel; SILVA, Márcia Regina da; SANTARÉM SEGUNDO, José Eduardo. (Orgs.). Pensadores brasileiros da ciência da informação e biblioteconomia. João Pessoa: Editora UFPB, 2015. p. 129-148. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/253. Acesso em: 10 set. 2022.
FREITAS, Joseania Miranda. A história da biblioteca Infantil Monteiro Lobato: entrelaçamento de personagens e Instituição. Tese. Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia. 2001. 269 f. il. Orientador: Prof. Dr. Luís Henrique Dias Tavares e Co-orientador: Prof. Dr. Carles Alsinet Mora. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33163. Acesso em: 9 fev. 2022.
FUJITA, Mariângela Spotti. O controle bibliográfico nacional nas ações de Jannice de Mello Monte-Mór. In: MOSTAFA, Solange Puntel; SILVA, Márcia Regina da; SANTARÉM SEGUNDO, José Eduardo. (Orgs.). Pensadores brasileiros da ciência da informação e biblioteconomia. João Pessoa: Editora UFPB, 2015. p. 95-118. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/253. Acesso em: 10 set. 2022.
GOMES, Henriette Ferreira. Dimensão Ética da Mediação da Informação: eixo articulador das demais dimensões e o desafio do intelectual orgânico em favor do protagonismo social. International Review of Information Ethics, v. 30, p. 1-14, 2021b. Disponível em: https://informationethics.ca/index.php/irie/article/view/393/425. Acesso em: 27 jul. 2022.
GOMES, Henriette Ferreira. Informação, estudos e fazeres: travessias assertivas da mediação e suas dimensões como fundamento da Ciência da Informação. Informação & Informação (Online), Londrina, v. 26, n. 4, p. 109-145, 2021a. Disponível em: file:///C:/Users/herie/Downloads/44557-227717-1-CE+-+Revisado+pela+Autora+%C3%9Altimo+Ajuste%20(2).pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.
GOMES, Henriette Ferreira. Mediação consciente da informação; categoria fundante ao protagonismo profissional e social. In: SILVA, Franciéle C. Garcês da; ROMEIRO, Nathália Lima (Orgs.). O protagonismo da mulher na Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação. Florianópolis: Rocha; Nyota, 2019a, v. 1, p. 187-206. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1B3PaB00RPC_8IpDnV_560OYjg1xDAArO/view. Acessor em: 19 jun. 2020.
GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação como contributo da Ciência da Informação ao desenvolvimento do protagonismo social. In: Luciana de Albuquerque Moreira; Jacqueline Aparecida de Souza; Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Tanus. (Orgs.). Informação na sociedade contemporânea. Florianópolis: Rocha; Selo Nyota, 2020b, v. 1, p. 195-212. Disponível em: https://www.nyota.com.br/_files/ugd/c3c80a_e883e55c26c84b6ba033613c0cde1161.pdf. Acesso em: 3 jul. 2021.
GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação frente à racionalidade neoliberal: fundamento voltado ao protagonismo social. In: Regina Marteleto; Gustavo Saldanha. (Orgs.). A mediação dos saberes em perspectiva: COLÓQUIO CIENTÍFICO INTERNACIONAL DA REDE MUSSI, 5., Rio de Janeiro: IBICT, 2022a, v. 1, p. 113-126. Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/1231/1/MarteletoSaldanha_ColoquioMussi.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.
GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação, perspectiva dos comuns e protagonismo social: organicidades para inclusão, igualdade e equidade social. Revista EDICIC, v. 2, p. 1-14, 2022b. Disponível em: file:///C:/Users/herie/Downloads/Gomes%20(2).pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e protagonismo social: relações com vida activa e ação comunicativa à luz de Hannah Arendt e Jürgen Habermas. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira. (Orgs.). Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. cap. 2, p. 27-44. Disponível em: file:///C:/Users/herie/Downloads/informacao-e-protagonismo-social-RI.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.
GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da Ciência da Informação em favor do protagonismo social. Informação & Sociedade (UFPB. Online), João Pessoa, v. 30, p. 1-23, 2020a. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57047/32516. Acesso em: 10 fev. 2021.
GOMES, Henriette Ferreira. Protagonismo e competências em informação: conferência de encerramento do V COINFO. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online), São Paulo, v. 17, n. 2, p. 1-18, 2021c. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1619. Acesso em: 10 jun. 2022.
GOMES, Henriette Ferreira. Protagonismo social e mediação da informação. LOGEION: FILOSOFIA DA INFORMAÇÃO, [Rio de Janeiro], v. 5, p. 10-21, 2019b.
GOMES, Henriette Ferreira; CÔRTES, Gisele Rocha. Mediação consciente da informação e protagonismo social das mulheres: as práticas informacionais das teorias críticas feministas. In: ALVES, Edvaldo Carvalho; BRASILEIRO, Fellipe Sá; CÔRTES, Gisele Rocha; MELO, Daniella Alves de (Orgs.). Práticas informacionais: reflexões teóricas e experiências de pesquisa. João Pessoa: Editora UFPB, 2020. p. 122-201. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/download/769/863/6761-1?inline=1. Acesso em: 10 dez. 2021.
HODGE, Jarrah E. Revenge of the feminerd: libraries, lesbrarians, censorship, and equality. 2011. Disponível em: https://bit.ly/2AXUCcz. Apud PASSOS; BLATTMANN, 2018.
LUCIANO, Maria C. F.; CÔRTES, G. R.; CARDONE, Rebeca K. M.; CARDOSO, Vanessa N.; MARTINS, G. K. Mediação consciente da informação no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação: o uso dos termos 'mulheres', 'gênero' e 'feminismo' nas pesquisas publicadas no período de 1994 a 2019. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online), São Paulo, v. 18, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1837/1394. Acesso em: 10 set. 2022.
MARQUES, Teresa Cristina de Novaes. O voto feminino no Brasil. 2. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2019. Disponível em: https://www.camara.leg.br/midias/file/2020/11/voto-feminino-brasil-2ed-marques.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.
MELO, Hildete Pereira de; LASTRES, Helena Maria Martins; MARQUES, Teresa Cristina de Novaes. Gênero no sistema de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Revista Gênero, [Niterói], v. 1, 2004. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31033/18122. Acesso em: 10 set. 2022.
MELO, Hildete Pereira de; RODRIGUES, Ligia. Pioneiras da ciência no Brasil: uma história contada doze anos depois. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 70, n. 3, p. 41-47, jul. 2018. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252018000300011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 set. 2022.
PASSOS, Mariana Faustino dos; BLATTMANN, Ursula. Pesquisadoras de gênero na Ciência da Informação. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; ROMEIRO, Nathália Lima (Orgs.). O protagonismo da mulher na Biblioteconomia e Ciência da Informação. Florianópolis: ACB, 2018. Disponível em: https://www.nyota.com.br/_files/ugd/c3c80a_fbc3e5b33dc14ead8917b5429f97a631.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.
PEREZ, Fernanda Passamai. Biblioteca e educação cultural: o projeto pioneiro da Biblioteca Infantil do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2021. 148 f. il. Orientadora: Profa. Dra. Ivete Pieruccini. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-07042022-115018/publico/FernandadeLimaPassamaiPerezOriginal.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.
PERROTTI, Edmir. Sobre informação e protagonismo cultural. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira. (Orgs.). Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 11-26. Disponível em: file:///C:/Users/herie/Downloads/informacao-e-protagonismo-social-RI.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento; Justificando, 2017.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Sociedade, Porto Alegre, v.16. p. 71-99, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71721/40667. Acesso em: 2 set. 2022.
SANTOS NETO, João Arlindo. O estado da arte da mediação da informação: uma análise histórica da construção e desenvolvimento dos conceitos. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2019. 460 f. il. Orientador: Prof. dr. Oswaldo Francisco de Almeida Júnior. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/santos_neto_ja_do_mar.pdf. Acesso em: 5 jul. 2020.
SILVA, Márcia Regina da; SABBAG, Deise Maria Antonio. Cordélia Robalinho de Oliveira Cavalcanti. In: MOSTAFA, Solange Puntel; SILVA, Márcia Regina da; SANTARÉM SEGUNDO, José Eduardo. (Orgs.). Pensadores brasileiros da ciência da informação e biblioteconomia. João Pessoa: Editora UFPB, 2015. p. 49-70. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/253. Acesso em: 10 set. 2022.
SOUZA, Rosali Fernandez de. Célia Ribeiro Zaher: personalidade da área de informação no Brasil e no exterior. In: MOSTAFA, Solange Puntel; SILVA, Márcia Regina da; SANTARÉM SEGUNDO, José Eduardo. (Orgs.). Pensadores brasileiros da ciência da informação e biblioteconomia. João Pessoa: Editora UFPB, 2015. p. 71-94. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/253. Acesso em: 10 set. 2022.
TOSI, Lúcia. Mulher e ciência: a revolução científica, a caça às bruxas e a ciência moderna. Cadernos Pagu, v. 10, p. 369-397, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/4786705. Acesso em: 10 set. 2023.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Henriette Ferreira Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License