A Mulher na Sociedade e na Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023043

Palavras-chave:

Mulheres – lutas históricas; Mulheres – Sociedade. Mulheres - Ciência da informação; Mulheres - Ciência da Informação - Brasil.

Resumo

Trata das contribuições das mulheres na sociedade e na Ciência da Informação, a partir das abordagens da literatura da área e de outras áreas afins, considerando que a discussão e tomada de consciência dessa questão social é urgente. Colaborar com este debate relevante foi o objetivo da elaboração deste texto, como registro da palestra realizada em 2022 no VI Fórum de Discentes e Egressos do PPGCI (FDECIN). Aborda lutas históricas das mulheres; as contribuições de algumas das mulheres referenciais da Ciência da Informação e as lutas e os desafios postos às mulheres na sociedade contemporânea e no campo científico da Ciência da Informação. Destaca os direitos sociais historicamente negados, como o acesso à educação e o exercício do voto, que foram objeto de resistência e luta para a conquista do respeito à condição da mulher de sujeito social e, portanto, sujeito de direitos. Em síntese o texto busca demonstrar que as lutas das mulheres são históricas, perpassando os séculos e os campos científicos, e que todas essas lutas representam a resistência resiliente às barreiras que visam conter as mudanças sociais revolucionárias em favor da inclusão social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Editora Unesp, 1998.

AQUINO, Mirian de Albuquerque. A presença das mulheres negras em espaços públicos como uma questão de desigualdade de gênero. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 2, p.555-576, jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7025. Acesso em: 15 set. 2022.

ARAGÃO, Esmeralda Maria de; FREITAS, Joseania Miranda. Denise Tavares: traços biográficos. Salvador: EDUFBA, 2008.

BANDEIRA, Lourdes. A contribuição da crítica feminista à ciência. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 207-228, abr. 2008. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2008000100020&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 set. 2022.

BELTRÃO, Kaizô Iwakami; ALVES, José Eustáquio Diniz. A reversão do hiato de gênero na educação brasileira no século XX. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 136, p. 125-156, jan./abr. 2009. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/277. Acesso em: 15 set. 2022.

CASTRO, César. História da biblioteconomia brasileira. Brasília: Thesaurus, 2000.

CASTRO FILHO, Cláudio Marcondes de. Nice Menezes de Figueiredo. In: MOSTAFA, Solange Puntel; SILVA, Márcia Regina da; SANTARÉM SEGUNDO, José Eduardo. (Orgs.). Pensadores brasileiros da ciência da informação e biblioteconomia. João Pessoa: Editora UFPB, 2015. p. 119-128. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/253. Acesso em: 10 set. 2022.

CHASSOT, Attico. A ciência é masculina? É, sim senhora!... Revista Contexto & Educação, v. 19, n. 71-72, p. 9-28, maio 2004. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1130. Acesso em: 15 set. 2022.

CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; OLIVEIRA, Ana Claudia D. C. de. Pelas mãos femininas de Lydia Sambaquy e Celia Zaher: as origens da CI brasileira. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; ROMEIRO, Nathália Lima (Orgs.). O protagonismo da mulher na Biblioteconomia e Ciência da Informação. Florianópolis: ACB, 2018. Disponível em: https://www.nyota.com.br/_files/ugd/c3c80a_fbc3e5b33dc14ead8917b5429f97a631.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

DUARTE, Constância. O feminino fragmentado. Ipotesi, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 31 – 37, jul./dez. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ipotesi/issue/view/823. Acesso em: 10 set. 2022.

FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto. Neusa Dias de Macedo em três perspectivas: profissional, academica e pessoal. In: MOSTAFA, Solange Puntel; SILVA, Márcia Regina da; SANTARÉM SEGUNDO, José Eduardo. (Orgs.). Pensadores brasileiros da ciência da informação e biblioteconomia. João Pessoa: Editora UFPB, 2015. p. 129-148. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/253. Acesso em: 10 set. 2022.

FREITAS, Joseania Miranda. A história da biblioteca Infantil Monteiro Lobato: entrelaçamento de personagens e Instituição. Tese. Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia. 2001. 269 f. il. Orientador: Prof. Dr. Luís Henrique Dias Tavares e Co-orientador: Prof. Dr. Carles Alsinet Mora. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33163. Acesso em: 9 fev. 2022.

FUJITA, Mariângela Spotti. O controle bibliográfico nacional nas ações de Jannice de Mello Monte-Mór. In: MOSTAFA, Solange Puntel; SILVA, Márcia Regina da; SANTARÉM SEGUNDO, José Eduardo. (Orgs.). Pensadores brasileiros da ciência da informação e biblioteconomia. João Pessoa: Editora UFPB, 2015. p. 95-118. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/253. Acesso em: 10 set. 2022.

GOMES, Henriette Ferreira. Dimensão Ética da Mediação da Informação: eixo articulador das demais dimensões e o desafio do intelectual orgânico em favor do protagonismo social. International Review of Information Ethics, v. 30, p. 1-14, 2021b. Disponível em: https://informationethics.ca/index.php/irie/article/view/393/425. Acesso em: 27 jul. 2022.

GOMES, Henriette Ferreira. Informação, estudos e fazeres: travessias assertivas da mediação e suas dimensões como fundamento da Ciência da Informação. Informação & Informação (Online), Londrina, v. 26, n. 4, p. 109-145, 2021a. Disponível em: file:///C:/Users/herie/Downloads/44557-227717-1-CE+-+Revisado+pela+Autora+%C3%9Altimo+Ajuste%20(2).pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.

GOMES, Henriette Ferreira. Mediação consciente da informação; categoria fundante ao protagonismo profissional e social. In: SILVA, Franciéle C. Garcês da; ROMEIRO, Nathália Lima (Orgs.). O protagonismo da mulher na Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação. Florianópolis: Rocha; Nyota, 2019a, v. 1, p. 187-206. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1B3PaB00RPC_8IpDnV_560OYjg1xDAArO/view. Acessor em: 19 jun. 2020.

GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação como contributo da Ciência da Informação ao desenvolvimento do protagonismo social. In: Luciana de Albuquerque Moreira; Jacqueline Aparecida de Souza; Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Tanus. (Orgs.). Informação na sociedade contemporânea. Florianópolis: Rocha; Selo Nyota, 2020b, v. 1, p. 195-212. Disponível em: https://www.nyota.com.br/_files/ugd/c3c80a_e883e55c26c84b6ba033613c0cde1161.pdf. Acesso em: 3 jul. 2021.

GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação frente à racionalidade neoliberal: fundamento voltado ao protagonismo social. In: Regina Marteleto; Gustavo Saldanha. (Orgs.). A mediação dos saberes em perspectiva: COLÓQUIO CIENTÍFICO INTERNACIONAL DA REDE MUSSI, 5., Rio de Janeiro: IBICT, 2022a, v. 1, p. 113-126. Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/1231/1/MarteletoSaldanha_ColoquioMussi.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação, perspectiva dos comuns e protagonismo social: organicidades para inclusão, igualdade e equidade social. Revista EDICIC, v. 2, p. 1-14, 2022b. Disponível em: file:///C:/Users/herie/Downloads/Gomes%20(2).pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.

GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e protagonismo social: relações com vida activa e ação comunicativa à luz de Hannah Arendt e Jürgen Habermas. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira. (Orgs.). Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. cap. 2, p. 27-44. Disponível em: file:///C:/Users/herie/Downloads/informacao-e-protagonismo-social-RI.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.

GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da Ciência da Informação em favor do protagonismo social. Informação & Sociedade (UFPB. Online), João Pessoa, v. 30, p. 1-23, 2020a. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57047/32516. Acesso em: 10 fev. 2021.

GOMES, Henriette Ferreira. Protagonismo e competências em informação: conferência de encerramento do V COINFO. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online), São Paulo, v. 17, n. 2, p. 1-18, 2021c. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1619. Acesso em: 10 jun. 2022.

GOMES, Henriette Ferreira. Protagonismo social e mediação da informação. LOGEION: FILOSOFIA DA INFORMAÇÃO, [Rio de Janeiro], v. 5, p. 10-21, 2019b.

GOMES, Henriette Ferreira; CÔRTES, Gisele Rocha. Mediação consciente da informação e protagonismo social das mulheres: as práticas informacionais das teorias críticas feministas. In: ALVES, Edvaldo Carvalho; BRASILEIRO, Fellipe Sá; CÔRTES, Gisele Rocha; MELO, Daniella Alves de (Orgs.). Práticas informacionais: reflexões teóricas e experiências de pesquisa. João Pessoa: Editora UFPB, 2020. p. 122-201. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/download/769/863/6761-1?inline=1. Acesso em: 10 dez. 2021.

HODGE, Jarrah E. Revenge of the feminerd: libraries, lesbrarians, censorship, and equality. 2011. Disponível em: https://bit.ly/2AXUCcz. Apud PASSOS; BLATTMANN, 2018.

LUCIANO, Maria C. F.; CÔRTES, G. R.; CARDONE, Rebeca K. M.; CARDOSO, Vanessa N.; MARTINS, G. K. Mediação consciente da informação no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação: o uso dos termos 'mulheres', 'gênero' e 'feminismo' nas pesquisas publicadas no período de 1994 a 2019. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online), São Paulo, v. 18, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1837/1394. Acesso em: 10 set. 2022.

MARQUES, Teresa Cristina de Novaes. O voto feminino no Brasil. 2. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2019. Disponível em: https://www.camara.leg.br/midias/file/2020/11/voto-feminino-brasil-2ed-marques.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

MELO, Hildete Pereira de; LASTRES, Helena Maria Martins; MARQUES, Teresa Cristina de Novaes. Gênero no sistema de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Revista Gênero, [Niterói], v. 1, 2004. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31033/18122. Acesso em: 10 set. 2022.

MELO, Hildete Pereira de; RODRIGUES, Ligia. Pioneiras da ciência no Brasil: uma história contada doze anos depois. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 70, n. 3, p. 41-47, jul. 2018. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252018000300011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 set. 2022.

PASSOS, Mariana Faustino dos; BLATTMANN, Ursula. Pesquisadoras de gênero na Ciência da Informação. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; ROMEIRO, Nathália Lima (Orgs.). O protagonismo da mulher na Biblioteconomia e Ciência da Informação. Florianópolis: ACB, 2018. Disponível em: https://www.nyota.com.br/_files/ugd/c3c80a_fbc3e5b33dc14ead8917b5429f97a631.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

PEREZ, Fernanda Passamai. Biblioteca e educação cultural: o projeto pioneiro da Biblioteca Infantil do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2021. 148 f. il. Orientadora: Profa. Dra. Ivete Pieruccini. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-07042022-115018/publico/FernandadeLimaPassamaiPerezOriginal.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

PERROTTI, Edmir. Sobre informação e protagonismo cultural. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira. (Orgs.). Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 11-26. Disponível em: file:///C:/Users/herie/Downloads/informacao-e-protagonismo-social-RI.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento; Justificando, 2017.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Sociedade, Porto Alegre, v.16. p. 71-99, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71721/40667. Acesso em: 2 set. 2022.

SANTOS NETO, João Arlindo. O estado da arte da mediação da informação: uma análise histórica da construção e desenvolvimento dos conceitos. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2019. 460 f. il. Orientador: Prof. dr. Oswaldo Francisco de Almeida Júnior. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/santos_neto_ja_do_mar.pdf. Acesso em: 5 jul. 2020.

SILVA, Márcia Regina da; SABBAG, Deise Maria Antonio. Cordélia Robalinho de Oliveira Cavalcanti. In: MOSTAFA, Solange Puntel; SILVA, Márcia Regina da; SANTARÉM SEGUNDO, José Eduardo. (Orgs.). Pensadores brasileiros da ciência da informação e biblioteconomia. João Pessoa: Editora UFPB, 2015. p. 49-70. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/253. Acesso em: 10 set. 2022.

SOUZA, Rosali Fernandez de. Célia Ribeiro Zaher: personalidade da área de informação no Brasil e no exterior. In: MOSTAFA, Solange Puntel; SILVA, Márcia Regina da; SANTARÉM SEGUNDO, José Eduardo. (Orgs.). Pensadores brasileiros da ciência da informação e biblioteconomia. João Pessoa: Editora UFPB, 2015. p. 71-94. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/253. Acesso em: 10 set. 2022.

TOSI, Lúcia. Mulher e ciência: a revolução científica, a caça às bruxas e a ciência moderna. Cadernos Pagu, v. 10, p. 369-397, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/4786705. Acesso em: 10 set. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-11

Como Citar

Gomes, Henriette Ferreira. “A Mulher Na Sociedade E Na Ciência Da Informação”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, outubro de 2023, p. e023043, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023043.