Ciência da Informação e áreas correlatas
um estudo de caso na Universidade Federal de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2011.v5n1.02.p3Palavras-chave:
Ciência da Informação, Interdisciplinaridade, Áreas do Conhecimento Correlatas, Estudos Bibliométricos.Resumo
Esta pesquisa contribui para a compreensão do que é Ciência da Informação e como está evoluindo através da verificação de disciplinas que interagem com o campo científico da Ciência da Informação no presente momento, bem como a amplitude e a intensidade dessas relações. A pesquisa usa dois estudos bibliométricos de periódicos científicos utilizados por pesquisadores da área. No primeiro estudo, a análise de citações acessou 433 periódicos citados nas bibliografias de 18 teses e 39 dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Estes foram os primeiros textos examinados para determinar a sua distribuição em nove categorias representativas de grandes áreas do conhecimento. Em seguida, as subáreas ao qual cada revista pertencia também foram identificadas. No segundo estudo, 316 periódicos do campo da Ciência da Informação, assinados e disponíveis no Portal CAPES de Periódicos Científicos, foram identificados e analisados em termos de outras áreas do conhecimento para o qual eles também foram designados pelo Portal. O resultado da análise de citação revelou que 31,8% dos 433 periódicos citados eram interdisciplinares, 49,7% diziam respeito a outras áreas do conhecimento, enquanto 18,50% foram classificados apenas como Ciência da Informação. A análise dos dados do segundo estudo revelou que 57% dos periódicos foram classificados apenas como Ciência da Informação e 43% foram classificados simultaneamente em mais de uma área. Resultados decorrentes de ambos os estudos mostram que a Ciência da Computação, Administração e Educação são as disciplinas mais estreitamente relacionadas com a área de Ciência da Informação. As áreas de conhecimento que a Ciência da Informação mais amplamente se refere são as Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Literatura e as Artes.
Downloads
Referências
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License