Inovação e Redes Sociais Digitais
mapeando publicações usando análise de co-citações
DOI:
https://doi.org/10.36311/1940-1640.2020.v14n4.10294Palavras-chave:
Redes sociais digitais, Inovação, Análise de Co-citação, Redes sociaisResumo
O presente estudo tem como objetivo verificar e analisar as publicações acadêmicas relacionados aos tópicos de inovação e redes sociais digitais. A metodologia de pesquisa é a análise de co-citação seguida pelo desenvolvimento de um mapa de co-citação que inclui as abordagens, tipos de redes e níveis agregação destes temas. Portanto, este estudo pode promover uma melhor compreensão sobre como os autores que estudam inovação e redes sociais digitais podem se relacionar. Como resultado, foram identificados 866 artigos entre 2014 e 2018. Com isto, 12.392 referencias citadas nos artigos foram analisadas no total de 480 journals. Três clusters principais foram identificados com a análise das referencias dos artigos.
Downloads
Referências
Boyack, Kevin W., and Klavans, Richard. “Co-citation analysis, bibliographic coupling, and direct citation: Which citation approach represents the research front most accurately?”. Journal of the American Society for Information Science and Technology, vol. 61, no. 12, 2010, pp. 2389-2404.
Ciribeli, João Paulo, and Paiva, Victor Hugo Pereira. “Redes e mídias sociais na internet: realidades e perspectivas de um mundo conectado”. Revista Mediação, vol. 13, no. 12, 2011, pp. 57-74.
Degen, Ronald J., et al. “Social network driven innovation”. Global Advantage, vol. 47, 2009, pp. 1-39.
Ding, Xue. Knowledge Mapping of Platform Research: A Visual Analysis Using VOSviewer. Proceedings of the 5th International Conference on Economics, Management, Law and Education (EMLE 2019). Atlantis Press, 2020.
Gilster, Paul, and Glister, Paul. Digital literacy. Wiley Computer Pub., 1997.
Gubbins, Claire, and Dooley, Lawrence. “Exploring social network dynamics driving knowledge management for innovation”. Journal of Management Inquiry, vol. 23, no. 2, 2014, pp. 162-185.
Harris, Lisa, et al. “Punching above their weight: the changing role of networking in SMEs”. Journal of Small Business and Enterprise Development, vol. 19, no. 2, 2012, pp. 335-351.
Holman, Daniel, et al. “How do health behaviour interventions take account of social context? A literature trend and co-citation analysis”. Health, vol. 22, no. 4, 2018, pp. 389-410.
Hota, Pk, et al. “Mapping the intellectual structure of social entrepreneurship research: A citation/co-citation analysis”. Journal of Business Ethics, vol. 166, 2019, pp. 1-26.
Hitchen, Emma L., et al. “Social media: Open innovation in SMEs finds new support”. Journal of Business Strategy, vol. 38, no. 3, 2017, pp. 21-29.
Leung, Xi Y., et al. “Bibliometrics of social media research: A co-citation and co-word analysis”. International Journal of Hospitality Management, vol. 66, 2017, pp. 35-45.
Marteleto, Regina Maria. “Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação”. Ciência da informação, vol. 30, no. 1, 2001, pp. 71-81.
Martin, Allan. “Digital literacy and the digital society”. Digital literacies: Concepts, policies and practices, vol. 30, 2008, pp. 151-176.
Mascia, Daniele, et al. “The role of social networks in organizing ideation, creativity and innovation: An introduction”. Creativity and Innovation Management, vol. 24, no. 1, 2015, pp. 102-108.
Meng, Lingchao, et al. “Knowledge Atlas on the Relationship between Urban Street Space and Residents’ Health—A Bibliometric Analysis Based on VOSviewer and CiteSpace”. Sustainability, vol. 12, no. 6, 2020, pp. 2384.
Perry-Smith, Jill E., and Mannucci, Pier Vittorio. “From creativity to innovation: The social network drivers of the four phases of the idea journey”. Academy of Management Review, vol. 42, no. 1, 2017, pp. 53-79.
Qiu, Jun-Ping, et al. “Comparative study on structure and correlation among author co-occurrence networks in bibliometrics”. Scientometrics, vol. 101, no. 2, 2014, pp. 1345-1360.
Ramos- Rodríguez, Antonio Rafael, and Ruíz-Navarro, José. “Changes in the intellectual structure of strategic management research: A bibliometric study of the Strategic Management Journal, 1980–2000”. Strategic Management Journal, vol. 25, no. 10, 2004, pp. 981-1004.
Recuero, Raquel. “Redes sociais na internet, difusão de informação e jornalismo: elementos para discussão”. Metamorfoses Jornalísticas, vol. 2, 2009, pp. 1-269.
Richey, Michelle, et al. “Exploring situationally inappropriate social media posts: An impression management perspective”. Information Technology & People, vol. 29, no. 3, 2016, pp. 597-617.
Sarmah, Bijoylaxmi, et al. “Social media and co-creative service innovation: an empirical study”. Online Information Review, 2018.
Tidd, Joe, et al. Gestão da Inovação. Artmed Editora, 2008.
Tomaél, Maria Inês, et al. “Das redes sociais à inovação”. Ciência da informação, v. 34, n. 2, 2005, pp. 93-104.
Troshani, Indrit, and Doolin, Bill. “Innovation diffusion: a stakeholder and social network view.” European Journal of Innovation Management, vol. 10, no. 2, 2007, pp.446- 457.
Tsimonis, Georgios, and Dimitriadis, Sergios. “Brand strategies in social media”. Marketing Intelligence & Planning, vol. 32, no. 3, 2014, pp. 328-344.
Valente, Thomas W. “Social network thresholds in the diffusion of innovations”. Social Networks, vol. 18, no. 1, 1996, pp. 69-89.
Van Der Valk, Tessa, and Gijsbers, Govert. “The use of social network analysis in innovation studies: Mapping actors and technologies”. Innovation, vol. 12, no. 1, 2010, pp. 5-17.
Waltman, Ludo, et al. “A unified approach to mapping and clustering of bibliometric networks.” Journal of Informetrics, vol. 4, no. 4, 2010, pp. 629-635.
Yan, Erjia, and Ding, Ying. A framework of studying scholarly networks. Proceedings of the 17th International Conference on Science and Technology Indicators, Science-Metrix and OST. 2012. p. 917-926.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Information Science: research trends

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License