Os caminhos da proteção diplomática e a jurisprudência da corte Internacional de Justiça

análise do caso Diallo (República da Guiné vs. República Democrática do Congo)

Authors

  • André Ricci de Amorim Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36311/2237-7743.2022.v11n2.p219-235

Keywords:

Caso Diallo; Corte Internacional de Justiça; Projeto de Artigos sobre Proteção Diplomática; Proteção Diplomática.

Abstract

o presente trabalho se ocupa em analisar o desenvolvimento da proteção diplomática exercida pelos Estados em defesa de seus nacionais que porventura sofram danos alhures. Além disso, será objeto de análise em que medida a jurisprudência da Corte Internacional de Justiça é congruente com o Projeto de Artigos sobre Proteção Diplomática, de 2006, em especial, no que tange aos elementos essenciais para o exercício da proteção diplomática. Por fim, através da análise do caso Diallo (República da Guiné vs. República Democrática do Congo), julgado pela Corte Internacional de Justiça, o trabalho busca compreender como (e se) a decisão se torna relevante para relacionar a proteção diplomática e direitos humanos. A fim de cumprir o objetivo proposto, será utilizado o método indutivo, a partir de elementos advindos da pesquisa descritiva, bibliográfica e documental, em particular, lançando mão da doutrina especializada e de instrumentos jurídicos que permitem melhor percepção sobre o tema.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

André Ricci de Amorim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Direito Internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Direito Internacional Público e Europeu pela Universidade de Coimbra, Portugal. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador no Laboratório de Estudos e Pesquisas Avançadas em Direito Internacional Ambiental (LEPADIA/UFRJ). Advogado e Professor Universitário.

Published

2022-08-25

How to Cite

RICCI DE AMORIM, A. Os caminhos da proteção diplomática e a jurisprudência da corte Internacional de Justiça: análise do caso Diallo (República da Guiné vs. República Democrática do Congo). Brazilian Journal of International Relations, Marília, SP, v. 11, n. 2, p. 219–235, 2022. DOI: 10.36311/2237-7743.2022.v11n2.p219-235. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjir/article/view/12497. Acesso em: 17 may. 2024.

Issue

Section

Artigos