Os Acordos de Sokovia e os Limites do Poder: Capitão América e Reflexões Sobre o Papel da Superpotência no Sistema Internacional

The Sokovia Accords and the Limits of Power: Captain America and Reflections on the Role of the Superpower in the International System

Autores

  • Liliane Klein Garcia Universidade Virtual do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36311/2237-7743.2020.v9n2.p434-456

Palavras-chave:

Teoria das Relações Internacionais, Semiótica, Capitão América

Resumo

Ao observar o sistema unipolar que emergiu do final da Guerra Fria, é marcante o sentimento de insegurança geopolítica gerada pela existência de apenas uma superpotência global e as dúvidas da atuação do Estado soberano nessa conjuntura. Nesse paradigma, Capitão América: Guerra Civil é lançado com uma simbologia contestadora do papel do hegemon no sistema internacional. Com isso, inicialmente é exposto o enredo do filme, seguido das teorias liberal e realista das Relações Internacionais e da semiótica greimasiana. Com isso em vista, é feita a análise dos símbolos do longa-metragem e, por fim, se conclui que os autores do texto tinham como objetivo disseminar uma mensagem de união política entre os americanos.

 

 

Abstract: Observing the unipolar system emerging from the closure of the Cold War, is remarkable the sentiment of geopolitical insecurity generated by the existence of only one global superpower and the doubts about the role of the sovereign State in such system. In this paradigm, Captain America: Civil War is released with a contesting symbology about the role of the hegemon in the international system. Therefore, first it is exposed the movie plot, followed by the liberal and realist theories of international relations and the French semiotics. With this in mind, the symbols in the feature are analised and, in conclusion, it is stated that the authors wish to convey a message in bipartisan union amongst the American people.

Keywords: International Relations Theory, Semiotics, Captain America.

 

 

Recebido em: setembro/2019.

Aprovado em: maio/2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALSCHULER, Albert W. The changing purposes of criminal punishment: A retrospective on the past century and some thoughts about the next. The University of Chicago Law Review, v. 70, n. 1, p. 1-22. Chicago: University of Chicago Press, 2003.
ATKINS, G. Pope. América Latina en el Sistema Político Internacional. Buenos Aires: Grupo Editor Latinoamericano, 1991.
BELLAMY, Alex; WILLIAMS, Paul; GRIFFIN, Stuart. Understanding Peacekeeping. Cambridge (Reino Unido): Polity Press, 2010.
BIRYKOVA, Margarita. Annexation of Crimea by the Russian Federation: Historical, Legal, Ideological Analyses and Legal Consequences. 2015. Tese de Doutorado. Roma: John Cabot University.
CANUDO, Riciotto. Manifeste des Sept Arts. 1923. Université de Metz.
CAPITÃO América: O Primeiro Vingador. Direção de Joe Johnston. Produção de Kevin Feige. Roteiro: Christopher Markus, Stephen Mcfeely. Música: Alan Silvestri. Los Angeles: Marvel Studios, 2011. (125 min.), DVD, son., color. Legendado.
CAPITÃO América 2: O Soldado Invernal. Direção de Anthony Russo, Joe Russo. Produção de Kevin Feige. Roteiro: Christopher Markus, Stephen Mcfeely. Música: Henry Jackman. Los Angeles: Marvel Studios, 2014. (136 min.), DVD, son., color. Legendado.
CAPITÃO América: Guerra Civil. Direção de Anthony Russo, Joe Russo. Produção de Kevin Feige. Roteiro: Christopher Markus, Stephen Mcfeely. Música: Henry Jackman. Los Angeles: Marvel Studios, 2016. (147 min.), DVD, son., color. Legendado.
CHANDLER, Daniel. Semiotics for Beginners. Aberystwyth: University of Wales, 1994.
CHAPMAN, Siobhan; ROUTLEDGE, Christopher. Greimas. In: CHAPMAN, Siobhan; ROUTLEDGE, Christopher (Ed.). Key Thinkers in Linguistics and the Philosophy of Language. Oxford: Oxford University Press, 2005.
CUTLER, Claire. Critical reflections on the Westphalian assumptions of international law and organization: a crisis of legitimacy. Review of International Studies, v. 27, n. 2, p. 133-150. Cambridge (Reino Unido): Cambridge University Press, 2001. Disponível em: < https://www.cambridge.org/core/journals/review-of-international-studies/article/critical-reflections-on-the-westphalian-assumptions-of-international-law-and-organization-a-crisis-of-legitimacy/E06F77B7D577F5D2B6C6E2038C64DA36>. Acesso em: 09 set. 2019.
DE LAZARI-RADEK, Katarzyna; SINGER, Peter. Utilitarianism: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press, 2017.
FEARON, James. Iraq's Civil War. Foreign Affairs. Nova Iorque: Council on Foreign Affairs, v. 86, 2007, p. 2-15.
FIORIN, José Luiz. A Noção de Texto na Semiótica. Organon, v. 9, n. 23. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1995.
FUKUYAMA, Francis. O Fim da História e o Último Homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
GREIMAS, Algirdas Julien. The Social Sciences: A Semiotic View. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1989.
HERZ, John. Rise and Demise of the Territorial State. World Politics, v. 9, n. 4, p. 473-493. Cambridge (Reino Unido): Cambridge University Press, 1957. Disponível em: < https://www.jstor.org/stable/2009421>. Acesso em: 09 set. 2019.
HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo: Abril, 1974.
HOMEM de Ferro 2. Direção de Jon Favreau. Produção de Kevin Feige. Roteiro: Justin Theroux. Música: John Debney. Los Angeles: Marvel Studios, 2010. (125 min.), DVD, son., color. Legendado.
HUNTINGTON, Samuel. O Choque de Civilizações e a Recomposição da Ordem Mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.
KENNEDY, Paul. Ascensão e Queda das Grandes Potências. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
KISSINGER, Henry. Diplomacia. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1997.
MAGNOLI, Demétrio. Relações Internacionais: Teoria e História. São Paulo: Editora Saraiva, 2004.
MANN, Thomas E.; ORNSTEIN, Norman J. It's Even Worse Than it Looks: How the American constitutional system collided with the new politics of extremism. Nova Iorque: Basic Books, 2016.
MARKWELL, Donald. John Maynard Keynes and International Relations: Economic paths to war and peace. Oxford: Oxford University Press, 2006.
NIJENHUIS, Willem. Ecclesia Reformata: Studies on the Reformation. Leiden: Brill, 1994.
NUESSEL, Frank. Semiology vs. Semiotics. Louisville: Routledge, 2006.
PANTERA Negra. Direção de Ryan Coogler. Produção de Kevin Feige. Roteiro: Joe Robert Cole, Ryan Coogler. Música: Ludwig Göransson. Los Angeles: Marvel Studios, 2018. (134 min.), DVD, son., color. Legendado.
PARKER, Geoffrey. The Thirty Years' War. Londres: Routledge, 2006.
PERON, Paul. Greimas. In: COBLEY, Paul (Ed.). The Routledge Companion to Semiotics and Linguistics. Londres: Routledge, 2005.
POWLICK, Philip J.; KATZ, Andrew Z. Defining the American Public Opinion/Foreign Policy Nexus. Mershon International Studies Review, v. 42, n. Supplement nº1, p. 29-61. Oxford: Oxford University Press, 1998.
PRICE, Michael. Revenge and the People Who Seek It: New Research Offers Insights into the Dish Best Served Cold. Monitor on Psychology, v. 40, p. 35-40. Washington: American Psychological Assossiation, 2009. Disponível em: < https://www.apa.org/monitor/2009/06/revenge>. Acesso em: 19 set. 2019.
SCHWARTZ, Thomas Alan. “Henry,… Winning an Election Is Terribly Important”: Partisan Politics in the History of US Foreign Relations. Diplomatic History, v. 33, n. 2, p. 173-190. Nova Iorque: Oxford University Press, 2009. Disponível em: < https://academic.oup.com/dh/article/33/2/173/368316>. Acesso em: 20 set. 2019.
SHIRAEV, Eric; ZUBOK, Vladislav. International Relations. 2ª Edição. Nova Iorque: Oxford University Press, 2015.
SLOMANSON, William. Fundamental Perspectives on International Law. Boston: Cengage Learning, 2010.
STUBBE, Henry. The Plus Ultra Reduced to a Non Plus. Londres, 1670.
TEANU, Eugen. On the Object-Language/Metalanguage Distinction in St. Augustine’s Works. In: CRAM, David; LINN, Andrew R.; NOWAK, Elke (Ed.). History of Linguistics 1996: From Classical to Contemporary Linguistics (2 vol). Amsterdã: John Benjamins Publishing, 1999.
TREASURE, Geoffrey. Richelieu and Mazarin. Londres: Routledge, 2002.
VINGADORES: Era de Ultron. Direção de Joss Whedon. Produção de Kevin Feige. Roteiro: Joss Whedon. Música: Brian Tyler, Danny Elfman. Los Angeles: Marvel Studios, 2015. (143 min.), DVD, son., color. Legendado.
VINGADORES: Guerra Infinita. Direção de Anthony Russo, Joe Russo. Produção de Kevin Feige. Roteiro: Christopher Markus, Stephen Mcfeely. Música: Alan Silvestri. Los Angeles: Marvel Studios, 2018. (149 min.), DVD, son., color. Legendado.
WALLER, Bruce. Consider Ethics: Theory, Readings, and Contemporary Issues. Nova Iorque: Pearson Higher Education, 2013.
WEINTRAUB, Steve. Directors Joe & Anthony Russo Confirm They'll Direct Captain America 3; Say They're Breaking the Story Now with Screenwriters Christopher Markus & Stephen McFeely. Collider. 11 mar. 2014. Disponível em: <http://collider.com/captain-america-3-story-christopher-markus-stephen-mcfeely/>. Acesso em: 19 set. 2019.
WILLIAMS, Phil; GOLDSTEIN, Donald; SHAFRITZ, Jay (Ed.). Classic Readings of International Relations. Belmont: Wadsworth, 1994
WILSON, Peter. Europe's Tragedy: A New History of the Thirty Years War. Londres: Penguin UK, 2010.
WRIGHT, Bradford. Comic Book Nation: The transformation of youth culture in America. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2001.

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

KLEIN GARCIA, L. Os Acordos de Sokovia e os Limites do Poder: Capitão América e Reflexões Sobre o Papel da Superpotência no Sistema Internacional: The Sokovia Accords and the Limits of Power: Captain America and Reflections on the Role of the Superpower in the International System. Brazilian Journal of International Relations, Marília, SP, v. 9, n. 2, p. 434–456, 2020. DOI: 10.36311/2237-7743.2020.v9n2.p434-456. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjir/article/view/9278. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos