A formação do analista de relações internacionais e os governos subnacionais brasileiros: um olhar para o Mato Grosso do Sul / The academic training of the International Relations analyst and the Brazilian subnational governments

Autores

  • Rainne Feitoza do Nascimento UFGD
  • Henrique Sartori de Almeida Prado UFGD

DOI:

https://doi.org/10.36311/2237-7743.2014.v3n3.p503-524

Resumo

Este artigo discute a paradiplomacia e a formação acadêmica do analista de Relações Internacionais (RI) no Brasil. Neste sentido, observam-se oportunidades de carreira no mercado de trabalho aos profissionais com habilidades de diálogo entre o espaço local e global. O estudo traz uma contribuição empírica com o objetivo de observar se existe consonância entre a formação acadêmica e demanda profissional, além de um com foco especial para o estado do Mato Grosso do Sul.

 

 

Abstract: This article discusses the paradiplomacy and the academic training of the analyst of International Relations (IR) in Brazil. In this sense, there are career opportunities in the job market for professionals with skills for dialogue between local and global spaces. The study provides an empirical contribution in order to observe whether there is consonance between the academic and professional demand, with special focus in the state of Mato Grosso do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rainne Feitoza do Nascimento, UFGD

Mestranda em Estudos Fronteiriços pela UFMS. Graduada em Relações Internacionais pela UFGD. Foi bolsista voluntária do programa de iniciação científica da Universidade Federal da Grande Dourados - PIVIC/UFGD e do Programa de Extensão Universitária (PROEX) da mesma instituição

Henrique Sartori de Almeida Prado, UFGD

Professor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudo Sociais e Políticos (IESP/UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa Fronteiras, Integração Regional e Desenvolvimento - FADIR/UFGD e do LABMUNDO-Rio (IESP/UERJ).

Downloads

Publicado

2020-11-04

Edição

Seção

Artigos