Sanções econômicas e as criptomoedas no conflito russo-ucraniano

Autores

  • Igor de Holanda UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.36311/2237-7743.2023.v12n2.p215-240

Palavras-chave:

criptomoedas, Rússia, Ucrânia, sanções econômicas

Resumo

O embate russo-ucraniano está na ordem do dia. E um dos aspectos mais emblemáticos é o uso de criptomoedas em tal contexto, notadamente em face das sanções econômicas internacionais e de sua efetividade. Assim, o presente estudo, calcado em pesquisa bibliográfica e documental, tem por objetivo apresentar os conceitos e informações necessários para entender o que são criptomoedas, sanções econômicas e interrelacioná-los diante do quadro fático desenhado atualmente. Em razão da extensão e do grau de rigor das sanções econômicas até aqui impostas à economia russa, já é possível notar que estão a lhe causar danos. Porém não se sabe ainda ao certo o seu real impacto, haja vista existirem outros fatores que incidem no atual contexto. Parte da doutrina pesquisada posiciona-se no sentido de que as sanções econômicas não são tão efetivas, e a utilização de criptomoedas pode acarretar num decréscimo da já combalida efetividade. Na literatura consultada são descritas estratégias em que as criptomoedas são utilizadas para contornar sanções econômicas. Tendo-as como parâmetro, é possível identificar indícios de aplicação de, ao menos, três delas pela Rússia ou por russos: com destaque para a mineração de criptomoedas e para incentivos à ampliação de seu uso por investidores e pela população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Igor de Holanda, UNINASSAU

Advogado. Professor de Direito Constitucional na UNINASSAU Caxangá. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Ex-bolsista CAPES. Bacharel em Direito pela UNINASSAU. Pesquisador nos Grupos de Pesquisa “Integração regional, globalização e direito internacional” e “Direito Global e ficção” ambos vinculados à UFPE.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

DE HOLANDA, I. Sanções econômicas e as criptomoedas no conflito russo-ucraniano. Brazilian Journal of International Relations, Marília, SP, v. 12, n. 2, p. 215–240, 2023. DOI: 10.36311/2237-7743.2023.v12n2.p215-240. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjir/article/view/13377. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos