Do Internacional ao Subnacional

uma Contribuição quanto a Inserção do Nordeste na Internacionalização de Políticas Públicas

Autores

  • Eliane Superti Universidade Federal da Paraíba
  • Amanda Pereira Arrigo UFPB
  • Romberg de Sá Gondim UFPB
  • Raquel Gonçalves Dantas UFPB https://orcid.org/0009-0004-4995-9025

DOI:

https://doi.org/10.36311/2237-7743.2022.v11n1.p88-117

Palavras-chave:

Difusão Internacional de Políticas Públicas, Estados do Nordeste, Estado da Arte da Produção Científica, Mapeamento de Políticas Públicas Internacionalizadas.

Resumo

Os estudos sobre difusão internacional de políticas públicas ganharam relevância na literatura internacional especializada desde os anos 1990. Dentre outros motivos, pelo potencial de permitir o reconhecimento dos contornos reais da influência das relações internacionais na produção das políticas locais. Contudo, o debate ainda é incipiente no Brasil. Principalmente quando ajustamos o foco sobre entes subnacionais em regiões periféricas. Este artigo é uma contribuição para o aprofundamento deste debate, com a intenção de apoiar o ajuste de foco. Ele teve por objetivo apresentar os resultados alcançados em um esforço de pesquisa realizado a partir da integração com a extensão e o ensino. A integração se deu por meio do curso de extensão/capacitação em Políticas Públicas e Difusão Internacional, apresentado no artigo, do qual resultou o desenho de investigação e execução do mapeamento das políticas públicas internacionalizadas dos estados do nordeste brasileiro e o diagnóstico do campo na pesquisa brasileira com destaque para a inserção da região. O levantamento do estado da arte das pesquisas sobre difusão, confirmou a incipiência, já identificada por outros autores, e permitiu reconhecer a inserção do Nordeste tanto como objeto quanto como produtor das análises. Com o mapeamento foram identificadas experiências de importação e, também, de exportação de políticas públicas lideradas por diferentes estados nordestinos, sinalizando a participação regional no cenário internacional de difusão de políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Superti, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora e Mestre em Ciências Sociais (UFSCar). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (doutorado) da UECE. Coordenadora Adjunta do Observatório - Internacionalização Descentralizada em Foco (IDeF). Áreas de interesse: Política Públicas e Relações Internacionais, Integração Regional e Transfronteirização, Governança e Cadeias Globais de Valor.

Amanda Pereira Arrigo, UFPB

Graduanda em Relações Internacionais na Universidade Federal da Paraíba. Extensionista do IDeF, participa de grupos de estudo sobre difusão de políticas públicas e cenário subnacional brasileiro. Tem interesse pela agenda sustentável e aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no âmbito local, nacional e internacional.

Romberg de Sá Gondim, UFPB

Graduando em Relações Internacionais na Universidade Federal da Paraíba. Extensionista do IDeF, participa do Grupo de Pesquisa sobre Mudança Institucional (PEMI) e tem pesquisa de iniciação científica acerca da inserção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 no discurso político brasileiro. Se interessa pela relação entre os níveis internacional, nacional e local, e de como o desenvolvimento sustentável nisto se insere, bem como em assuntos relacionados à cooperação internacional para o desenvolvimento.

Raquel Gonçalves Dantas, UFPB

Estudante de Relações Internacionais na Universidade Federal da Paraíba. Extensionista do IDeF, participa de grupo de estudos relacionados com Ciência Política, Políticas Públicas e Internacionalização, bolsista de iniciação científica em projeto sobre governança da produção agroextrativista e atuação de comunidades tradicionais. Tem interesse por questões de política, economia e cooperação internacional.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Como Citar

SUPERTI, E. S.; PEREIRA ARRIGO, A.; GONDIM, R. de S.; GONÇALVES DANTAS, R. Do Internacional ao Subnacional: uma Contribuição quanto a Inserção do Nordeste na Internacionalização de Políticas Públicas. Brazilian Journal of International Relations, Marília, SP, v. 11, n. 1, p. 88–117, 2022. DOI: 10.36311/2237-7743.2022.v11n1.p88-117. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjir/article/view/12727. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos