Mudanças históricas no papel social de substâncias entorpecentes e a construção do regime internacional criminalizante

Autores

  • David Morales
  • Higor De Souza Gonçalves Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.36311/2237-7743.2022.v11n3.p431-450

Palavras-chave:

Regime Internacional Criminalizante, Substâncias Entorpecentes, Papel Social das Drogas, Convenções Internacionais sobre Drogas

Resumo

O atual regime internacional de controle sobre o comércio de substâncias entorpecentes possui forte caráter criminalizante e tem sido alvo de debates quanto à sua viabilidade por conta das consequências que vem causando nos diferentes âmbitos sociais. Com o objetivo de enriquecer esse debate, este artigo discute os usos tradicionais do conceito “droga” para então analisar os diferentes papeis sociais atribuídos a essas substâncias em diferentes contextos sociopolíticos, incluindo os desdobramentos de conflitos ligados ao seu uso e comércio. Pretende-se igualmente compreender como se construiu o regime criminalizante, verificando os interesses e fatores que levaram à sua consolidação no sistema internacional contemporâneo. A pesquisa demonstra que as substâncias hoje controladas têm sido implementadas para executar diversos papeis sociais e não somente ser fonte de crime. Portanto, a configuração atual criminalizante não é a única possível e, nesse sentido, existe a possibilidade de abrir espaço para discutir acerca de sua reestruturação. Além disso, foi observado que o regime criminalizante internacional se desenvolveu muito apoiado na visão de apenas um Estado sobre o assunto, os Estados Unidos da América, visão essa que se construiu carregada de preconceitos e moralismos religiosos de suas elites políticas. Com o estabelecimento da ONU e a gradual consolidação dos EUA como potência hegemônica mundial foi possível alicerçar um regime de caráter criminalizante a nível internacional atualmente em vigência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

MORALES, D.; DE SOUZA GONÇALVES, H. . Mudanças históricas no papel social de substâncias entorpecentes e a construção do regime internacional criminalizante. Brazilian Journal of International Relations, Marília, SP, v. 11, n. 3, p. 431–450, 2022. DOI: 10.36311/2237-7743.2022.v11n3.p431-450. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjir/article/view/12559. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos