A Interação da Afetividade com a Cognição no Ensino Médio

Autores

  • Waldir Uller Secretaria Estadual de Educação do Paraná
  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2009.v2n3.580

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Afetividade. Cognição. Ensino Médio.

Resumo

Este trabalho analisa duas turmas de 2ª série do Ensino Médio, investigando o papel da afetividade nas inter-relações entre aluno, professor e conhecimento. Destaca a interferência da afetividade no aprendizado do aluno. Referenciado em Piaget, defende a unidade afeto e cognição, apresentando situações de afetividade que são determinantes na construção do conhecimento e que podem resultar em sucesso ou fracasso da aprendizagem. A hipótese investigativa destaca a indissociabilidade razãoafeto e sua repercussão na cognição e na aprendizagem. A metodologia é de enfoque fenomenológico com abordagem qualitativa, e a coleta de informações vale-se da observação direta, entrevista, questionário e autoscopia. As categorias de análise são as seguintes: pertencimento/descentração, praxeologia/economia de conduta e valor. As informações levantadas e analisadas confirmam a hipótese, mostrando a relação afetividade e cognição.

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Recebido em 30/07/200

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Publicado

2022-02-01

Edição

Seção

Artigo