Child builds up values through FINE arts: an exploratory study on Mauritian children

Autores

  • Johnny Guedes de Lima Favre Universidade Lumière-Lyon 2
  • Emilie Carosin Universidade Lumière-Lyon 2

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2008.v1n2.p4-30

Palavras-chave:

Arte, cooperação, desenvolvimento, criança, educação, valores, cidadania.

Resumo

Esta investigação sócio-construtivista tem por objetivo colocar em evidência a relação entre artes plásticas e a construção de valores. Baseia-se na teoria da "construção dos valores na criança", elaborada por Johnny Favre (1997), que estipula que os valores são construídos através de um isomorfismo estruturo-funcional entre o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento moral. As evidências foram observadas em uma oficina de artes plásticas, na Ilha Maurício, com sete sujeitos, com idades entre 10 e 11 anos, provenientes de um meio social carente. Com a ajuda da técnica de observação sistematizada, pudemos demonstrar que existe uma relação entre a participação das crianças nesta oficina de artes plásticas e a construção dos valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, T. Why and how we make art, with implications for art education.
Arts Education Policy Review. v.105, n.5, May/June, 2004.
ANDERSON, P. and MCRORIE, S. A Role for Aesthetics in Centering the K-12
Art Curriculum. Art Education, 5, pp. 6-14. 1997
BARBRE-GALL, F. Comment parler d’Art aux enfants: le premier livre d’art
destiné aux adultes. Paris, Société nouvelle Adam Brio, 2002.
BURGER, K., WINNER, E. Instruction in Visual Art: Can It Help Children Learn
to Read? Journal of Aesthetic Education. v. 34, n. 3-4, p.277-293, 2000.
CAMPBELL A., MUNCER, S. The social child. UK, Psychology press ltd, 1998.
CLAVEL, B. Analyse des paliers d’équilibrations fonctionnels dans la construction des régulations intersubjectives. De l’hétéronomie à la coopération. Tese
(Doutorado em Psicologia) Universidade Lumière Lyon 2, Lyon, 2001.
CROCE, B. (1923) Bréviaire Esthétique. Paris: Le Felin. Coll: Marche du
Temps. 2005.
DEWEY, J. Report and recommendations upon Turkish education. In Jo Ann
Boydston (ed.), The Middle Works: Essays on Politics and Society, 1923-1924.
Vol. 15 of Collected Works. Carbondale: Southern Illinois Press. 1983.
DISSANAYAKE, E. Homo aestheticus. Seattle: University of Washington Press.
1995.
DOLLE, J-M. (1974). Pour comprendre Piaget. Paris, Dunod. 1999 (3ème
Edition).
FAVRE, J. G. L. La construction des valeurs chez l’enfant: une étude transversale sur les valeurs spontanées chez les enfants de 3 à 11 ans en situation scolaire. 1997. 404f. Doctoral Dissertation, Institut of Psychology, University of Lumière Lyon 2, Lyon, 1997, Unpublished.
FAVRE, J. Le processus de construction de la co-opération chez les enfants :
une étude transculturelle. In: COLLOQUE INTERNATIONAL ET INTERDISCIPLINAIRE «CITOYENNETÉ, JUSTICE & PSYCHOLOGIE». 1, 2005, Lyon. Annals: Citizenship, Justice and Psychology. July 11-13, 2005, Lyon : University of
Lumière Lyon 2, pp. 220-221.
FAVRE, J. G. L. and Brocq, H., Citoyenneté et arts plastics. In: COLLOQUE INTERNATIONAL ET INTERDISCIPLINAIRE «CITOYENNETÉ, JUSTICE & PSYCHOLOGIE». 1, 2005, Lyon. Annals: Citizenship, Justice and Psychology.
July11-13, 2005, Lyon : University of Lumière Lyon 2, p. 227-228.
Volume I nº 2 – Jul-Dez/2008 29
http://www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
ISSN: 1984-1655
FAVRE, J. G. L. and Brocq, H. Citoyenneté et arts plastics. Draft research
presents to the City Council Rillieux La Pape Suburbs. France. 2003.
FELDMAN, D. Beyond the universals of cognitive development. Norwood, NJ:
Ablex Publishing Corp. 1980.
GARDNER, H. The arts and human development. New York: Basic Books. 1994.
KOHLBERG, L. The development of modes of moral thinking and choice in the
years ten to sixteen, Doctoral Dissertation. University of Chicago. Unpublished.
1958.
LAVELLE, L. (1950/1955) Traité des valeurs, V. I et II, Paris, P.U.F, 1991.
MARGOLIS, H. Patterns, thinking, and cognition: A theory of judgment. Chicago: University of Chicago Press, 1987.
PIAGET, J. Etudes sociologiques, Genève : Droz. 1977 (ed. review).
PIAGET, J. (1967). La psychologie de l’intelligence. Paris, Armand Colin. 1998.
PIAGET, J. (1936). La naissance de l’intelligence chez l’enfant, Neuchâtel-Paris :
Delachaux & Niestlé, 1977.
_________. (1932). Le jugement moral chez l’enfant. Paris, Presses Universitaires de France. 2005.
SMITH, R. Efland on the Aesthetic and Visual Culture: A response. Studies in
Art Education, v. 46, n. 3, p. 284-288. 2005.
TROADEC, B., MARTINOT, C. Le Développement Cognitif. Paris, Belin. 2003.
XYPAS, C. Les stades du développement affectif selon Piaget. Paris, L’Harmattan, 2001.
XYPAS, C., MEIRIEU P., AVANZINI G. Les citoyennetés scolaires. Paris,
Presses Universitaires de France, 2003.
XYPAS, C. L’éducation morale à l’école (De l’éducation du citoyen à l’éducation
internationale), Jean Piaget. Paris, Anthropos, 1997.

Downloads

Publicado

2022-02-01

Edição

Seção

Artigo