O ensino e a aprendizagem da matemática na perspectiva piagetiana

Autores

  • Odana Palhares (Unifran) Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2008.v1n1.p108-15

Palavras-chave:

Jogo, Aprendizagem, Matemática, Piaget

Resumo

Nosso propósito, nesse artigo, é refletir sobre a relação dos jogos e o ensino da aritmética, dentro dos pressupostos da psicologia genética piagetiana e dos estudos realizados por Kamii. Nessa perspectiva o objetivo do ensino da matemática nas primeiras séries escolares é ajudar a criança a construir um raciocínio lógico-matemático. Segundo essa autora, no início estas ações dependem do objeto concreto, mais tarde, com a evolução do pensamento, o sujeito pode prescindir do concreto e pensar de forma abstrata. Trazer os jogos para um plano privilegiado da ação da criança supondo um sujeito ativo e que não pode ser subtraído no processo de aprendizagem, é também a proposta do LaPp – Laboratório de Psicopedagogia do Instituto de Psicologia da USP, coordenado por Macedo. Esse diálogo, possível, do jogo e da aprendizagem, cria um espaço onde aprender a pensar é uma necessidade do sujeito na busca de soluções e é também o objeto da presente reflexão.

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Publicado

2011-04-29

Edição

Seção

Artigo