A Teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Números Irracionais: Implicações da Teoria Piagetiana no Ensino de Matemática

Autores

  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Universidade Estadual de Maringá
  • Veridiana Rezende Universidade Estadual do Paraná - Campo Mourão-PR

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2014.v6n1.p41-63

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Epistemologia Genética, Teoria dos Campos Conceituais.

Resumo

Os estudos de Piaget e colaboradores não tinham como objeto a construção do conhecimento escolar, nem a aprendizagem em seu sentido estrito, mas o processo de desenvolvimento cognitivo, buscando uma abordagem da inteligência em termos lógicos. No entanto, pressupostos piagetianos foram cruciais para a elaboração da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud, que favorecem práticas de intervenção para a sala de aula. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar alguns desses pressupostos piagetianos que influenciaram a elaboração da teoria de Vergnaud, bem como as contribuições dessa teoria, particularmente no caso do conceito de número irracional, ao se elaborar atividades que proporcionem avanços na compreensão conceitual dos alunos, por meio de tentativas de desestabilização de invariantes operatórios, oportunizando momentos de aprendizagens aos sujeitos.

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Publicado

2022-02-07

Edição

Seção

Artigo