A proposito da construção do sujeito e do real (algumas reflexões)

Autores

  • Jean-Marie Dolle Universidade Lumière - LYON 2/França

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2012.v4n1.p7-24

Palavras-chave:

Saber, conhecimento figurativo e operativo, representação, adaptação, papel do sujeito e do objeto.

Resumo

Contrariamente a certa representação comum para a qual a ciência consiste em descrever o real em sua essência e suas manifestações, a observação consistindo em dar conta desse real o mais exatamente possível, a epistemologia genética mostra que a primeira apreensão do mundo exterior consiste em descrevê-lo tal como ele é, tal como ele se manifesta nos seus aspectos estáticos. É o que se produz com a abstração empírica e o que mostra os processos figurativos do conhecimento. Mas, o mundo, apesar do empirismo, não é cognoscível pelos sentidos, mas pela atividade sensorial (visão, audição, olfação, somestesia, etc.). Ele é, portanto, o produto das estruturas da atividade do sujeito sobre o objeto, que está de acordo com os limites que ele lhe impõe, em um processo de acomodação constante. Assim, o saber provém da atividade sensorial ligada aos aspectos estáticos do objeto, no que ele pode apresentar de particular, de singular ou mesmo de único. O conhecimento, ao contrário, procede de transformações que lhe são impostas pelo sujeito, transformações que exprimem os aspectos dinâmicos e isso por uma atividade operatória (mental). Assim, o real é o produto da atividade humana (ativa e operatória) que o constrói e o reconstrói sem cessar. É nesse sentido que ele consiste na representação que o homem elabora incansavelmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DESBIENS, J. P. Introduction à un examen philosophique de la psychologie
de l’intelligence de Jean Piaget. Université de Fribourg Suisse, 1968.
DOLLE, Jean-Marie. Principios para uma pedagogia cientifica. Penso -
Artmed, 2011.
GOUSTARD, M. ; GRECO, P. ; MATALON, B. ; PIAGET, J. La logique des
apprentissages. EEG 10 . Kraus Reprint 1974.
PARETO, C. V. Jean Piaget et les sciences sociales.10, Genève : DROZ, 1966.
PIAGET, J. Adaptation vitale et psychologie de l’intelligence: sélection
naturelle et Phénocopie. Hermann. 1974.
PIAGET, J. Assimilation et connaissance. In: JONCKHEERE, A.,
MANDELBROT, B., PIAGET, J. La lecture de l'expérience. EEG V, 1958.
PIAGET, J. Biologie et Connaissance. Gallimard. Paris. 1967.
PIAGET, J. Essai de logique opératoire. Paris : Dunod, 1972.
PIAGET, J. Essai sur les transformations des opérations logiques. Paris : P.U.F,
1952.
PIAGET, J. L’épistémologie génétique. In : Tendances principales de la
recherche dans les sciences sociales et humaines, Mouton, 1970.
PIAGET, J. L’image mentale chez l’enfant. Paris : PUF, 1966.
PIAGET, J. La pensée Mathématique. In : Introduction à l’épistémologie
génétique, 1957.
PIAGET, J. La psychologie de l’intelligence. Paris : A. Colin, 1956
Volume 4 Número 1 – Jan-Jul/2012 24
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
PIAGET, J. Le structuralisme. Paris : P.U.F, 1968.
PIAGET, J. Les mécanismes perceptifs. PUF, 1961.
PIAGET, J. Logique et connaissance scientifique. Gallimard: Encyclopédie de
la Pléiade. 1967.
PIAGET, J. Psychologie et épistémologie génétiques, thèmes piagétiens.
Paris : Dunod, 1966.
PIAGET, J.; GRÉCO, P. Apprentissage et connaissance. EEG VII. Paris: Presses
Univ. de France, 1959.
PIAGET, J.; INHELDER, B. De la logique de l’enfant à la logique de
l’adolescent. Paris : P.U.F, 1955.
PIAGET, J.; INHELDER, B. La psychologie de l’enfant. Paris : PUF, 1966.
PIAGET, J.; INHELDER, B. Mémoire et intelligence. Paris : PUF, 1968.
PIAGET, J.; MORF, A. Les isomorphismes partiels entre les structures
logiques et les Structures perceptives. Kraus reprint. EEG VI.
PIAGET, J. La construction du réel chez l’enfant. 3° ed. Neuchâtel: Delachaux
and Niestlé, 1963.
PIAGET, J. La naissance de l’intelligence chez l’enfantz. 4° ed. Neuchâtel:
Delachaux and Niestlé, 1963.
RAMOZZI-CHIAROTTINO. Modelo e estrutura. Rio de Janeiro: José Olympio
editora, 1972.

Downloads

Publicado

2022-02-02

Edição

Seção

Artigo