A RELAÇÃO ENTRE COMPLEXIDADE E MATEMÁTICA A PARTIR DE GASTON BACHELARD

Autores

  • Willian dos Santos Godoi Mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n13.5458

Palavras-chave:

Complexidade, Simplificação, Massa, Racionalismo, Reducionismo, Cartesianismo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar com base no pensamento de Gaston Bachelard a relação entre a complexidade das noções científicas e sua relação com a metodologia matemática utilizada pelas ciências. A ciência contemporânea ao utilizar como ferramenta metodológica a teorização matemática, descobre que os fenômenos estudados por ela são compostos por diversos tipos de relações que escapam a analise puramente empírica. A matemática consegue examinar de maneira mais profunda o fenômeno, e descobre que aquilo que parece simples aos sentidos, é na realidade, complexo, pelo fato de ser composto por uma diversidade de elementos. A epistemologia da complexidade de Bachelard se opõe ao ideal reducionista de tipo cartesiano que procurava estudar os fenômenos partindo da sua simplicidade aparente. O pensamento cartesiano ao simplificar os fenômenos, mutila características que os compõem e sempre busca iniciar a análise daquilo que é imediatamente captado pelos sentidos. A epistemologia não-cartesiana procura compreender o avanço científico contemporâneo, em relação ao uso de sua metodologia matemática, e a preservação de todas as características que fazem parte do fenômeno. A simplicidade só existe para um pensamento de primeira aproximação. Dessa forma, utilizaremos como exemplo, a ideia de complexidade partindo de um exemplo preciso da física, procurando realizar a conexão entre a complexidade e o saber matemático a partir de Bachelard.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHELARD, G. A filosofia do não; O novo espírito científico; A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os pensadores)

______. Epistemologia. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

______.O novo espírito científico; A filosofia do não; A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os pensadores)

______. O racionalismo aplicado. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

HEISENBERG, W. Física e filosofia. 4. ed. Brasília: Humanidades, 1999.

Downloads

Publicado

2015-10-08

Edição

Seção

Artigos