DISSOLUÇÃO E INDETERMINAÇÃO NA LITERATURA AMERICANA DO PÓS-GUERRA

Autores

  • Luis Fernando Catelan Encinas Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n04.4368

Palavras-chave:

Hegel, Fim da arte, Literatura americana, Burroughs, Pynchon

Resumo

Partindo do diagnóstico do fim da arte em Hegel, o presente artigo busca analisar o estatuto da arte no século XX, em especial, a literatura norte-americana produzida no pós-guerra. Neste sentido, procuraremos desenvolver uma discussão sobre o estatuto do romance contemporâneo a partir de obras de autores americanos tais como William Burroughs e Thomas Pynchon no intuito de apreender as novas estéticas e temáticas que surgem com o fim da II Grande Guerra. Finalmente, tendo em vista uma melhor compreensão dessas particularidades, serão feitos alguns apontamentos acerca das principais características que compõem o novo estatuto da literatura produzida no período do pós-guerra.

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Referências

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Publicado

2010-12-25

Edição

Seção

Artigos