A FORÇA TRANSFORMADORA DA NARRATIVA EM PAUL RICOEUR: ENFRENTAMENTO DO “ANALFABETISMO” EXISTENCIAL-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-8900.2020.v12n31.p55-76Palavras-chave:
Narrativa, Ação, Identidade, Educação, CulturaResumo
O presente artigo busca discutir a questão da narrativa no pensamento de Paul Ricoeur (1913-2005) e seu poder transformador na identidade de um sujeito e, consequentemente, da cultura em que habita. Procurando refletir a respeito das narrativas, capazes de compor, de forma significativa, elementos heterogêneos das ações dos homens e da cultura, é possível acompanhar como tais elementos podem colaborar para a transformação de uma sociedade. É incentivando a reflexão e a leitura que se pretende realizar um movimento contrário a certo analfabetismo existencial-cultural. As artes, as grandes obras literárias e o estímulo do desenvolvimento cultural parecem, cada vez mais, distantes de uma sociedade que vem da dando prioridade para o tecnicismo e as informações desencontradas. As obras encontram-se aí para serem apreendidas, lidas e relidas, para uma possível transformação cultural, mas é necessário um empenho de todos nessa transformação, e é o que se propõe refletir com esse trabalho, baseando-se em pesquisa bibliográficas, na argumentação e na reflexão.
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