EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: TENDÊNCIAS INTEGRAL

Autores

  • MARIA IZAURA CAÇÃO Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18esp.06.p95

Palavras-chave:

Política educacional, Educação integral, Escola em tempo integral

Resumo

A partir de breve contextualização da educação integral no Brasil, o texto discute questões conceituais sobre as modalidades de educação integral em tempo integral vigentes na rede pública do Estado de São Paulo, enfocando o programa Escola de Tempo Integral (ETI) e o Programa Ensino Integral (PEI). Mediante pesquisas bibliográfica, documental e investigação em escola da rede estadual de ensino em desenvolvimento, analisamos os princípios e a viabilidade do programa Escola de Tempo Integral (ETI) e do Programa Ensino Integral (PEI), destacando as condições das escolas da rede estadual de ensino paulista e os pressupostos para a implantação dos respectivos programas. Consideramos que a ampliação da jornada diária de permanência e a oferta de múltiplas oportunidades de desenvolvimento multidimensional dos educandos representam avanço significativo na escolarização pública paulista.

Recebido em: 12/11/2016.
Aprovado em: 08/02/2017.

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Biografia do Autor

MARIA IZAURA CAÇÃO, Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP

Professora do Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, - UNESP Campus Marília. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Líder do Grupo de Pesquisa História das Disciplinas Escolares e Acadêmicas no Brasil (HIDEA). Endereço eletrônico: izauracacao@gmail.com

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Publicado

2017-03-14

Como Citar

CAÇÃO, M. I. (2017). EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: TENDÊNCIAS INTEGRAL. Educação Em Revista, 18(1), 95–120. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18esp.06.p95

Edição

Seção

Artigos