FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO NOS ESTÁGIOS

Autores

  • Amanda PRANKE
  • Luciana Toaldo Gentilini AVILA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n02.06.p83

Palavras-chave:

Portfólios. Autorregulação da aprendizagem. Formação inicial de professores. Matemática.

Resumo

O artigo apresenta a análise de portfólios escritos por estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática a Distância, solicitados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, com o objetivo de evidenciar as relexões e aprendizagens produzidas por esses estudantes na organização da rotina enquanto professores estagiários. Tendo como base teórica o construto da autorregulação da aprendizagem e utilizando
como método de análise de dados a análise textual discursiva, buscamos revelar o uso de estratégias autorregulatórias durante o desenvolvimento das rotinas do estágio desses futuros proissionais. No inal da pesquisa, percebemos que os estudantes revelaram em suas ações um comportamento autorregulado durante o planejamento, ao identiicarem suas dificuldades e anteciparem resultados; na execução ao buscarem as melhores
estratégias para ensinar; e na avaliação das aulas ministradas, sendo que a relexão sobre o estágio desenvolvido foi um momento marcante em toda atuação.

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Biografia do Autor

Amanda PRANKE

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Luciana Toaldo Gentilini AVILA

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

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Publicado

2015-10-16

Como Citar

PRANKE, A., & AVILA, L. T. G. (2015). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO NOS ESTÁGIOS. Educação Em Revista, 16(2). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n02.06.p83

Edição

Seção

Artigos