NORMAS DE SUBMISSãO E AVALIAÇãO
NORMAS PARA APRESENTAÇãO DOS ORIGINAIS
GUIDELINES FOR PUBLICATION. SUBMISSION GUIDELINES
NORMAS PARA PUBLICACIÓN. NORMAS PARA PRESENTAR LOS TExTOS ORIGINALES
LIGNES DIRECTRICES POUR LA PUBLICATION. LES DIRECTRICES POUR LA PRÉSENTATION DES ORIGINAUx
LINEE GUIDA PER LA PUBBLICAzIONE. LINEE GUIDA PER LA PRESENTAzIONE DEGLI ORIGINALI
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/Normas
1) ORIGINALIDADE:
Trans/Form/Ação publica textos originais na forma de artigos, além de entrevistas, traduções de ensaios filosóficos de reconhecida relevância e resenhas de obras filosóficas. O autor, ensaísta, resenhista ou tradutor que publicar na revista precisa aguardar dois anos, isto é, seis fascículos, para poder apresentar uma nova proposta.
2) ADEQUAÇãO DO TEMA:
Os temas tratados devem ser da área de Filosofia ou ter uma abordagem filosófica interdisciplinar, os quais podem ser resultados de pesquisa ou ter caráter meramente informativo. As traduções precisam ser de textos de Filosofia e as resenhas, de livros publicados há menos de dois anos.
3) INFORMAÇõES GERAIS:
Os manuscritos submetidos para publicação devem ser encaminhados on-line pela plataforma do SEER, já no formato de “avaliação cega” (sem dados que identifiquem o autor), via homepage da revista, em versão do Word (.doc, docx) ou formato Rich Text Format (.rtf ). São aceitos trabalhos redigidos em português, espanhol, italiano, francês e inglês. Os trabalhos já no formato de “avaliação cega” serão direcionados para um avaliador da área de Filosofia, que comumente será o editor ou eventualmente algum membro do Conselho Editorial, a fim de checar a pertinência de sua possível publicação na Trans/Form/Ação, bem como a adequação de seu formato, para posteriormente ser encaminhado aos pareceristas.
4) AUTORIA:
Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores. Os arquivos devem ser encaminhados necessariamente através da página da revista. Toda identificação e dados do autor serão obtidos via cadastro no sistema, e não pelo texto. O preenchimento incorreto de dados e a ausência dos mesmos e eventuais problemas em seu cadastro podem invalidar sua submissão. É importante frisar que a revista não tem a tradição de aceitar trabalhos de estudantes, geralmente negando textos enviados por não doutores, porém, reserva-se o direito de exceção, se assim julgar razoável.
5) VERIFICAÇãO DE SIMILARIDADE E ExCLUSIVIDADE DE TExTOS
Os manuscritos submetidos passam por verificação de similaridade de textos e prevenção de plágio (Turnitin), na etapa de designação das submissões. A revista também exige que o texto não tenha sido submetido a outra revista, ao mesmo tempo. Em caso de verificação de plágio ou de envio conjunto, o(a) autor(a) fica proibido(a) de publicar na revista pelos próximos cinco anos.
6) AVALIAÇãO POR PARES
O manuscrito, seja no formato de artigo, seja tradução de algum texto filosófico, seja ainda resenha de livros filosóficos, é submetido ao exame “duplo-cego” por pelo menos dois pareceristas. Via de regra, a decisão favorável ou desfavorável à publicação é definida de acordo com o parecer da maioria dos avaliadores, podendo, em certos casos, haver uma decisão qualitativa da equipe editorial. Os pareceristas são, preferencialmente, professores vinculados a Programas de Pós-Graduação em Filosofia nacionais e internacionais. As modificações e/ou correções sugeridas pelos pareceristas quanto ao conteúdo e/ou à redação (clareza do texto, gramática ou novas normas ortográficas) das contribuições são repassadas aos respectivos autores, que terão um prazo delimitado para efetuar as alterações requeridas. O artigo, entretanto, será enviado para avaliação apenas se satisfizer os requisitos de originalidade e adequação expostos acima e do modelo de formatação de manuscritos.
7) PRAzOS
O prazo médio atual entre a submissão e a resposta dos avaliadores é de cinco meses. O prazo médio entre a aprovação do artigo e sua publicação é de outros cinco meses, considerando que o artigo passa, depois de aprovado, por uma revisão gramatical, normalização e editoração.
8) CRITÉRIOS NORMATIVOS PARA SUBMISSãO
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/about/submissions
Ao submeter o artigo, devem ser considerados os critérios de normalização para o manuscrito seguir para a fase de avaliação:
. O primeiro autor do manuscrito deve possuir o título de Doutor;
. O manuscrito não pode conter referências ao(s) autor(es);
. O manuscrito deve conter entre cinco e oito mil palavras (entre 14 e 21 páginas);
. Seguir cuidadosamente o Modelo Padrão da revista: https://drive.google.com/file/
d/1EPjItk9TK7cFoCL4JfXVCxSD9_ qmkEpb/view
Os trabalhos que não se enquadram nas normas acima serão rejeitados ou devolvidos aos autores, indicando-se as adaptações a serem realizadas.INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS Scopus (CiteScore), Web of Sc ience (Fator de Impacto), Google Scholar (índice h5).
9) ALGUNS ENDEREÇOS E BASES DE DADOS DA REVISTA NA INTERNET
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/Indexadores
http://revistas.marilia.unesp.br/index. php/transformacao https://www.scopus.com/sourceid/560 0155298?origin=resultslist https://login.webofknowledge.com http://132.248.9.1:8991/F/ VFU31CAKBPKGSAE- CDCDMTE3ACYGPJS2IN- SAP93NBJ3T8QH1D3S-
-23015?func=find-word&scan_ code=WRE&rec_ number=000160252&scan_ word=trans/form/acao www.ebscohost.com https://www.mla.org/Publications/ MLA-International-Bibliography http://pob.peeters-leuven.be/content. php http://www.proquest.com/products-
-services/llba-set-c.html http://search.proquest.com/wpsa http://www.proquest.com/products-
-services/socioabs-set-c.html http://diadorim.ibict.br
CONTATO
. E-mail da revista: transformacao.marilia@unesp.br
. E-mail do editor da revista: marcos.a.alves@unesp.br
Endereço: Departamento de Filosofia/ Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) – Câmpus de Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737
– Cidade Universitária, 17525-900 – Marília – SP.