A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA ATUAÇÃO JUNTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM BOA VISTA-RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2020.v21n1.03.p31

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Educação Física, Formação Docente, Educação Inclusiva, Deficiência

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar a opinião dos professores de Educação Física sobre a formação acadêmica para o trabalho docente com alunos com deficiência. A amostra foi constituída por 21 professores de Educação Física da rede pública e privada de ensino de Boa Vista/RR, de ambos os gêneros e com média de idade de 37,6 anos. Para coleta de informações foi utilizado o questionário adaptado de Mendes (2013), composto por 09 questões objetivas. Os resultados foram analisados através de estatística descritiva. Constatamos que: a) disciplinas voltadas para a inclusão na formação acadêmica, grande parte dos professores (33%) cursaram apenas uma disciplina, seguido de outros (24%) que cursaram 2 disciplinas; b) no que se refere a participação de cursos em Educação Física Adaptada, grande parte dos professores (76%), participaram de cursos; c) em relação a preparação para ministrar aulas inclusivas na Educação Física Escolar, (57%) relatam se sentirem preparados, seguido de (38%) que não se sentem preparados. Dessa forma, concluímos que, para os professores participantes da pesquisa, é fundamental a inserção de disciplinas voltadas à pessoa com deficiência no Ensino Superior, uma vez que poderá auxiliar os futuros docentes a ultrapassarem desafios da sala de aula e contribuir com os seus métodos de ensino. Também, a formação docente e a participação em cursos específicos em Educação Física Adaptada podem ser diferenciais para a atuação de Professores de Educação Física junto a alunos com deficiência na escola.

 

Recebido em: 24/03/2020
Reformulado em: 09/04/2020
Aceito em: 10/04/2020

Biografia do Autor

  • Ygor Leandro Beschorner de Castro, Universidade Estadual de Roraima

    Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física, Universidade Estadual de Roraima.

  • Giselle Fontenelle de Matos, Universidade Estadual de Roraima

    Licenciatura em Pedagogia e em Educação Física - Universidade Estadual de Roraima

    Mestre em Educação - Universidade Estadual de Roraima

  • Lucas Portilho Nicoletti, Universidade Estadual de Roraima

    Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (1993). Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Doutor em Educação junto à Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2017). Atualmente é professor do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual de Roraima. 

  • Vinicius Denardin Cardoso, Universidade Estadual de Roraima - UERR

    Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Mestre em Actividade Física Adaptada, Universidade do Porto/Portugal (FADEUP),

    Doutor em Ciências do Movimento Humano - Escola de Educação Física - UFRGS

    Professor Efetivo da Universidade Estadual de Roraima - UERR

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Publicado

2020-04-11