FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2019.v20n2.05.p153

Palavras-chave:

Formação profissional contínua, Educação Física Inclusiva, Estratégias de Ensino, Auto Eficácia

Resumo

A formação profissional contínua na Educação Física Escolar tem um papel essencial face à perspectiva inclusiva no sentido de subsidiar o professor para o desenvolvimento de atitudes positivas. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar a eficácia de um programa formativo nos níveis de Percepção da Competência e da Qualidade da Experiência de 29 licenciados em Educação Física, em processo de formação contínua, estudantes do 1º ano do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ciclos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Portugal. Aplicou-se a Escala de Autoeficácia na Educação Física Inclusiva, sendo a versão portuguesa do questionário Self-Efficacy Scale for Physical Education Teacher Education Majors towards Children with Disabilities em dois momentos distintos, antes e após a realização de uma ação formativa. Os resultados apontam que os participantes demonstram níveis elevados tanto para a Percepção da Competência quanto da Qualidade da Experiência após a realização da ação formativa. Conclui-se que as ações de formação contínua na perspectiva inclusiva são, portanto um importante caminho a ser trilhado a fim de capacitar o professor para o atendimento à diversa demanda escolar em contexto inclusivo.

 

Recebido em: 19/12/2019
Reformulado em: 20/12/2019
Aceito em: 20/12/2019

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Biografia do Autor

Milena Pedro de Morais, Universidade São Judas Tadeu

Professora de Educação Física e Doutoranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu - São Paulo / Brasil

Maria João Carvalheiro Campos, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra

Professora Doutora na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra - Portugal.

 

Graciele Massoli Rodrigues, Universidade São Judas Tadeu

Professora Doutora no Programa de Pós Graduação em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu - São Paulo/ Brasil. 

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Publicado

2020-01-21