ATITUDES DOS DOCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Francine Fátima Lima BATISTA
  • Soraya Dayanna Guimarães SANTOS
  • Neiza Lourdes Frederico FUMES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2016.v17n1.08.p43

Palavras-chave:

Educação Superior, Atitudes, Educação Física

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as atitudes dos docentes de Educação Física face ao processo de inclusão na Educação
Superior alagoana, como também sua formação em Educação Especial, experiência no ensino de pessoas com deficiência e competência percebida. A amostra foi constituída por 33 docentes do curso de Educação Física e utilizou o questionário Peatid III. A análise dos dados utilizou a estatística descritiva. O estudo constatou que 45,45% dos docentes tinham formação acadêmica em Educação Especial, 30,30% da amostra se consideravam “nada competente” e que 31, os professores apresentaram ter uma atitude mais favorável no ensino de alunos com deficiência física e menos favorável aos alunos com deficiência múltipla. Com isto, pode-se concluir que o tipo de deficiência parece influenciar a atitude dos docentes universitários e fatores como a formação e experiência parecem ser determinantes para que atitudes positivas sejam desenvolvidas no âmbito educacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francine Fátima Lima BATISTA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Soraya Dayanna Guimarães SANTOS

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Neiza Lourdes Frederico FUMES

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2016-07-05

Como Citar

BATISTA, Francine Fátima Lima; SANTOS, Soraya Dayanna Guimarães; FUMES, Neiza Lourdes Frederico. ATITUDES DOS DOCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 17, n. 1, 2016. DOI: 10.36311/2674-8681.2016.v17n1.08.p43. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/6092.. Acesso em: 23 nov. 2024.