PRÁTICA PEDAGÓGICA E INCLUSÃO ESCOLAR: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Maria Luiza Salzani FIORINI
  • Eduardo José MANZINI

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2015.v16n02.5558

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação Física. Concepção de professores.

Resumo

objetivou-se analisar como os professores de Educação Física de uma cidade da região Centro-Oeste do Estado de São
Paulo, que tinham alunos com deficiência regularmente matriculados, concebiam a sua prática pedagógica em relação à inclusão escolar. Participaram da pesquisa seis professores de Educação Física da Rede Estadual do Ensino Fundamental – ciclo II e Ensino Médio. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. Para a análise das informações, utilizou-se a análise temática. Os resultados indicaram que a prática pedagógica foi concebida, pelos professores participantes, tendo como referência seis subtemas: 1) a avaliação do professor sobre as próprias aulas; 2) a influência da inclusão do aluno com deficiência no modo como o professor de Educação Física ministra as aulas; 3) a participação do aluno com deficiência nas aulas práticas e teóricas; 4) as estratégias de ensino; 5) os recursos pedagógicos,
e 6) as dificuldades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Luiza Salzani FIORINI

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Eduardo José MANZINI

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2015-11-24

Como Citar

FIORINI, Maria Luiza Salzani; MANZINI, Eduardo José. PRÁTICA PEDAGÓGICA E INCLUSÃO ESCOLAR: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 16, n. 02, 2015. DOI: 10.36311/2674-8681.2015.v16n02.5558. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/5558.. Acesso em: 23 nov. 2024.