Elaboração de Questionário para Aferir Concepções sobre Inclusão de Aluno com Deficiência em Aulas de Educação Física

Autores

  • Maria Luiza Salzani FIORINI
  • Eduardo José MANZINI

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2014.v15n1.3799

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação Física. Compreensão. Questionário.

Resumo

O transcorrer habitual das aulas de Educação Física parece não ser tão tranquilo quando o professor defronta-se com alunos com e sem deficiência na mesma turma. Faz-se cabível, então, revelar como o professor entende, a própria prática, diante da inclusão educacional de alunos com deficiência. Elaborou-se um questionário para aferir concepções sobre a inclusão de alunos com deficiência na Educação Física, por meio de seis etapas: 1) realização de entrevista semiestruturada; 2) elaboração da primeira versão a partir das entrevistas; 3) avaliação dos enunciados por juízes; 4) redação da segunda versão; 5) teste para avaliar a clareza e o entendimento dos enunciados; 6) elaboração da terceira versão do questionário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Luiza Salzani FIORINI

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Eduardo José MANZINI

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 


Downloads

Publicado

2021-09-28

Edição

Seção

Relato de pesquisa

Como Citar

FIORINI, Maria Luiza Salzani; MANZINI, Eduardo José. Elaboração de Questionário para Aferir Concepções sobre Inclusão de Aluno com Deficiência em Aulas de Educação Física. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 15, n. 1, 2021. DOI: 10.36311/2674-8681.2014.v15n1.3799. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/3799.. Acesso em: 23 nov. 2024.