Influências da Intervenção Psicomotora em uma Criança com Deficiência Auditiva e Hiperatividade

Autores

  • Janaina Becari MOREIRA
  • Elizângela Fernandes FERREIRA
  • Dallila Tâmara BENFICA
  • Thaynara Rodrigues da SILVA
  • Eveline Torres PEREIRA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2013.v14n1.3586

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Educação Física, Educação especial, Deficiência

Resumo

O presente artigo objetivou analisar a influência da intervenção psicomotora em uma criança com diagnóstico de Deficiência auditiva (DA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Para tanto foram analisados trinta e dois relatórios referentes às sessões de intervenção realizadas no Laboratório de Estimulação Psicomotora da Universidade Federal de Viçosa. A cada semana eram trabalhados um dos fundamentos psicomotores: coordenação motora grossa e fina, lateralidade, marcha, equilíbrio, esquema corporal, noção espacial e percepção tátil. Foi observada de uma melhora significativa nos fundamentos nos quais não havia tantas defasagens como, por exemplo, esquema corporal e melhora substancial no equilíbrio, coordenação motora grossa e lateralidade. Concluiu- se que os objetivos da intervenção psicomotora, mostraram- se eficientes no desenvolvimento motor, nas relações sociais e na melhora da atenção e concentração cumprindo com os objetivos do estudo.

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Publicado

2021-09-28

Edição

Seção

Relato de pesquisa