DANÇA-TEATRO INCLUSIVA COM CADEIRA DE RODAS: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA NA CIA HOLOS

Autores

  • José Guilherme de Andrade Almeida Universidade Federal Fluminense
  • Fidelcino Neves Reis Cia Holos de dança-teatro inclusiva
  • Soyane de Azevedo Vargas do Bomfim ETEHL/FAETEC

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2023.v24n2.p310-325

Palavras-chave:

Dança, Teatro, Inclusão, Pessoa com Deficiência, Atividade Motora Adaptada

Resumo

O paradigma da inclusão social estabelece a importância da igualdade de oportunidades para todas as pessoas, em todos os âmbitos sociais. Especificamente, acreditamos no potencial de inclusão por meio da arte na perspectiva do direito de acesso a pessoas com e sem deficiência enquanto consumidores e produtores de cultura e arte. Com o objetivo de contribuir com esta prática, apresentamos o relato de experiência da Cia Holos, uma cia de dança-teatro que atua na perspectiva da inclusão. Descrevemos aqui os caminhos percorridos pela Cia, buscando maior relação entre teoria e prática nas aulas de dança e nas produções artísticas, bem como, discutimos sua história como recorte da realidade social brasileira no que tange à inclusão de pessoas com deficiência na arte. Consideramos que as transformações ocorridas ao longo desses anos e as necessárias adaptações criaram oportunidades únicas de se reconstruir e avançar na conquista da qualidade do trabalho artístico, bem como, indicam tensões presentes nos movimentos de aceitação e valorização da arte junto às pessoas com e sem deficiências. 

Recebido em: 07/12/2023
Reformulado em: 08/12/2023
Aceito em: 08/12/2023

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fidelcino Neves Reis, Cia Holos de dança-teatro inclusiva

Mestre em Ensino de Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2019). Especialista em Dança em Cadeira de Rodas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2022). Especialista em Docência do Ensino Superior (2013), com ênfase em Formação do Ator para o Teatro Musical, e licenciado em Artes Cênicas (2012) pela AVM Faculdade Integrada à Universidade Candido Mendes. Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2002). Tem experiência na área de Educação e Artes, com ênfase em Teatro e Dança. Atualmente é professor da Cia Holos de Dança Teatro Inclusiva em Cadeira de Rodas - patrocinado pela Vip Shoes - para manter suas atividades na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. De 2013 a 2017 foi professor de Teatro no Ensino Médio e nos Cursos de Teatro Musical e Formação Inicial de Ator, no Centro Cultural da ETEHL (Escola Técnica Estadual Henrique Lage pertencente à Rede FAETEC). De 2003 a 2011 trabalhou como professor de Artes Cênicas no Ensino Fundamental na Escola Multieducação Ltda. É ator desde os 9 anos de idade. Atua como ator, diretor e diretor de produção, com destaque para os trabalhos como ator no espetáculo musical infantil premiado ?A Viagem de um Barquinho?, com texto de Sylvia Orthof e direção de Alexia Maltner (assistente de direção da Rede Globo) em 2002; como ator na comédia "Canção Dentro Do Pão", com texto de Raimundo Magalhães Júnior e direção de Alex Cabral (assistente de direção da Rede Globo) em 2003 e como ator e assistente de direção no Musical ?Enfibraturas?, com direção de Guto Macedo (Intrépida Trupe e Deborah Colker) em 2005. Como dançarino integrou também a Cia. de Dança de Luiz Kleb por quase 10 anos, viajando o Brasil todo no show do Chico Anysio no teatro ?Eu Conto & Vocês Cantam? e nos shows da Dupla Sertaneja ?Fabrício e Fabian?. Em 2007 participou como ator-bailarino no comercial da Telefônica - ?TV Digital - Dancing?, com direção de Andrucha Waddington e coreografias de Márcia Rubin pela Conspiração Filmes. De 2008 a 2010, dirigiu o espetáculo ?Física no Teatro? em parceria com o produtor e professor de física e matemática Ernani Ferrara. De 2010 a 2011, atuou como ator-bailarino no espetáculo ?Morte - Work in Progress? com texto de Woody Allen, tradução do jornalista Ruy Castro, coreografias de Antonio Carioca e direção de Antonio Ney Braga. Em 2014, fez a direção cênica do 1º Laboratório de Coro e Voz de São Gonçalo, realizado na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo. Desde de 2014 integra a Cia. Holos de Dança-Teatro Inclusiva com Cadeira de Rodas como dançarino, coreógrafo, diretor de criação e diretor cênico. Pela Cia. Holos de Dança-Teatro, assinou a Comissão de Frente da Escola de Samba Embaixadores da Alegria no Carnaval de 2018 em parceria com Soyane Vargas. Desde 2018, atua como ator e diretor de movimento no espetáculo ?Maldito entre as Nossas Mulheres?, com texto e direção de Antonio Ney Braga.

Soyane de Azevedo Vargas do Bomfim, ETEHL/FAETEC

Graduada em Educação Física e professora mestre em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2002), tem experiência como professora de didática, fundamentos da educação, educação física e dança. Atualmente é professora da Fundação de Apoio à Escola Técnica e da Fundação - FAETEC e da Fundação Municipal de Educação de Niterói/RJ - FME. Também faz parte do projeto de pesquisa Corpo Educação, na Universidade Federal Fluminense. Foi professora substituta na Universidade Federal Fluminense, na UERJ e tem experiência como professora universitária pela Universidade Salgado de Oliveira e pelo Instituto Superior Anísio Teixeira. Desde de 1996 promove encontros, seminários e espetáculos de dança, além de participar de comissão organizadora de eventos ligados a área de educação inclusiva e educação física. Atualmente também é diretora e coreógrafa da Cia Holos de Dança inclusiva com cadeira de rodas

Referências

ALMEIDA, J. G. de A.; BOMFIM, S. A. V. do. Manejo da cadeira de rodas, uma investigação metodológica para a dança em cadeira de rodas. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, ano 17, n. 176, jan. 2013.

ALMEIDA, J. G. de A.; REIS, F. N.; BOMFIM, S. A. V. do. Dança-teatro inclusiva com cadeira de rodas: os sentidos de uma nova experiência. In: Trabalhos apresentados no II Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Ciências do Esporte,Educação Física e Dança – ALCIDED. 1 ed. Juiz de Fora: NGIME/UFJF, 2015, v.1, p. 435-442.

BOMFIM, S. de A.V. do; ALMEIDA, J.G. de A; SANTOS, D.F. dos. Representações da dança inclusiva com cadeira de rodas para pessoas com deficiência. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, ano 17, n. 167, abril 2012.

BOMFIM, S. de A.V. do; ALMEIDA, J.G. de A. Método Holos: uma proposta para a dança inclusiva com cadeira de rodas. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, ano 19, n. 195, ago. 2014.

BRASIL. Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF de 26 agosto, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm

BRASIL, Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 07 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm

BRASIL. Ministério da Cultura. Lei Paulo Gustavo. Cartilha: A Lei Complementar (LC) 195/ 2022. Publicada em 15 mai. 2023a. Disponível em: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/lei-paulo-gustavo/central-de-conteudo/cartilhaweb-lpg1505.pdf.

BRASIL. Ministério da Educação. Governo federal reforça política de educação inclusiva. 21 nov. 2023b. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/novembro/governo-federal-reforca-politica-de-educacao-inclusiva.

CAVALLARI, J. S. Equívocos que constituem o macrodiscurso político-educacional da inclusão. In: FERREIRA, E. L.; ORLANDI, E. P. (org.). Discursos sobre a inclusão. Niterói: Intertexto, 2014.

CENTRO CULTURAL CESGRANRIO. Dança Contemporânea – 5° Mostra Migrações. Projetos especiais. Set. 2015. Disponível em: http://cultural.cesgranrio.org.br/danca-contemporanea-mostra-migracoes/

COURTINE, Jean-Jacques. O corpo anormal: história e antropologia culturais da deformidade. In: COURTINE, Jean-Jacques. (Org.). História do corpo: as mutações no olhar: o século XX. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

ELIAS, N. O processo civilizador: formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

FERREIRA, E. L.; ALMEIDA, J. G. de A. Rodas, corpo e silenciamentos: uma análise dos discursos na mídia sobre a dança em cadeira de rodas. Revista Esporte e Sociedade, ano 16, n. 37, jun. 2023.

FERREIRA, E. L.; CAVALLARI, J. S. Sobre o (não) deslocamento dos sentidos da diferença no processo de inclusão escolar. Línguas e Instrumentos Linguísticos, ano 32, vol. 2, p. 87-103, 2013.

FERREIRA, E. L. Corpo-movimento-deficiência: as formas dos discursos da/na dança em cadeira de rodas e seus processos de significação. Tese (Doutorado em Educação Física), Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil. 2003.

FERREIRA, E. L. Dança Artística em Cadeira de Rodas. In: FERREIRA, E. L. Esportes e Atividades Físicas Inclusivas. 2. ed. Niterói: Intertexto, 2014a. v. 9.

FERREIRA, E. L. Dança Esportiva em Cadeira de Rodas. In: FERREIRA, E. L. Esportes e Atividades Físicas Inclusivas. 2. ed. Niterói: Intertexto, 2014b. v. 10.

FILHO, A. III Congresso de Dança termina com sucesso. Notícia no Detalhe. Secretaria de Comunicação. Campos dos Goytacazes, 09 set. 2012. Disponível em: http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=15356

LIPPO, H. Terminologia acerca das pessoas com deficiência. In: Lippo, H. (Org.). Sociologia da acessibilidade e reconhecimento político das diferenças. Canoas: ULBRA, 2012.

MORAES, A. B. R. de.; ALMEIDA, J. G. de A. Discursos dos coreógrafos de dança para pessoas com deficiência. In: ORLANDI, E. P. et. al. Encontro de Estudos da Linguagem. 5. Anais... Pouso Alegre, MG: UNIVÁS, 2014.

UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração mundial sobre educação para todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien: UNESCO, 1990.

REIS, F. N. Formação em Teatro Musical nas Universidades Públicas – Realidade e Desafios. Monografia de Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior. Rio de Janeiro: Universidade Candido Mendes, AVM Faculdade Integrada, 2013.

REIS, F. N. Processos Formativos em Teatro Musical no Ensino Técnico e Superior em Artes Cênicas: um gesto multiperceptivo. Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Cênicas. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2019.

RIO DE JANEIRO. Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Divulgado resultado do Voto Popular para o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. 2014. Disponível em: http://www.cultura.rj.gov.br/materias/divulgado-resultado-do-voto-popular-para-o-premio-de-cultura-do-estado-do-rio-de-janeiro

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 3. ed. Rio de Janeiro: WVA, 1999.

SILVA, O. M. A epopéia ignorada: a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo: Cedas, 1987.

SUQUET, A. Cenas - O corpo dançante: um laboratório da percepção. In: Courtine, J. (Org.). História do corpo: as mutações no olhar: o século XX. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

TV RIO SUL. RJTV 1ª Edição. Programa apresentado em 28 de agosto de 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gPCsSnL5B_U

Downloads

Publicado

2023-12-14 — Atualizado em 2023-12-14

Versões