DANÇA-TEATRO INCLUSIVA COM CADEIRA DE RODAS: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA NA CIA HOLOS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2023.v24n2.p310-325Palavras-chave:
Dança, Teatro, Inclusão, Pessoa com Deficiência, Atividade Motora AdaptadaResumo
O paradigma da inclusão social estabelece a importância da igualdade de oportunidades para todas as pessoas, em todos os âmbitos sociais. Especificamente, acreditamos no potencial de inclusão por meio da arte na perspectiva do direito de acesso a pessoas com e sem deficiência enquanto consumidores e produtores de cultura e arte. Com o objetivo de contribuir com esta prática, apresentamos o relato de experiência da Cia Holos, uma cia de dança-teatro que atua na perspectiva da inclusão. Descrevemos aqui os caminhos percorridos pela Cia, buscando maior relação entre teoria e prática nas aulas de dança e nas produções artísticas, bem como, discutimos sua história como recorte da realidade social brasileira no que tange à inclusão de pessoas com deficiência na arte. Consideramos que as transformações ocorridas ao longo desses anos e as necessárias adaptações criaram oportunidades únicas de se reconstruir e avançar na conquista da qualidade do trabalho artístico, bem como, indicam tensões presentes nos movimentos de aceitação e valorização da arte junto às pessoas com e sem deficiências.
Recebido em: 07/12/2023
Reformulado em: 08/12/2023
Aceito em: 08/12/2023
Downloads
Referências
ALMEIDA, J. G. de A.; BOMFIM, S. A. V. do. Manejo da cadeira de rodas, uma investigação metodológica para a dança em cadeira de rodas. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, ano 17, n. 176, jan. 2013.
ALMEIDA, J. G. de A.; REIS, F. N.; BOMFIM, S. A. V. do. Dança-teatro inclusiva com cadeira de rodas: os sentidos de uma nova experiência. In: Trabalhos apresentados no II Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Ciências do Esporte,Educação Física e Dança – ALCIDED. 1 ed. Juiz de Fora: NGIME/UFJF, 2015, v.1, p. 435-442.
BOMFIM, S. de A.V. do; ALMEIDA, J.G. de A; SANTOS, D.F. dos. Representações da dança inclusiva com cadeira de rodas para pessoas com deficiência. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, ano 17, n. 167, abril 2012.
BOMFIM, S. de A.V. do; ALMEIDA, J.G. de A. Método Holos: uma proposta para a dança inclusiva com cadeira de rodas. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, ano 19, n. 195, ago. 2014.
BRASIL. Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF de 26 agosto, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm
BRASIL, Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 07 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm
BRASIL. Ministério da Cultura. Lei Paulo Gustavo. Cartilha: A Lei Complementar (LC) 195/ 2022. Publicada em 15 mai. 2023a. Disponível em: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/lei-paulo-gustavo/central-de-conteudo/cartilhaweb-lpg1505.pdf.
BRASIL. Ministério da Educação. Governo federal reforça política de educação inclusiva. 21 nov. 2023b. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/novembro/governo-federal-reforca-politica-de-educacao-inclusiva.
CAVALLARI, J. S. Equívocos que constituem o macrodiscurso político-educacional da inclusão. In: FERREIRA, E. L.; ORLANDI, E. P. (org.). Discursos sobre a inclusão. Niterói: Intertexto, 2014.
CENTRO CULTURAL CESGRANRIO. Dança Contemporânea – 5° Mostra Migrações. Projetos especiais. Set. 2015. Disponível em: http://cultural.cesgranrio.org.br/danca-contemporanea-mostra-migracoes/
COURTINE, Jean-Jacques. O corpo anormal: história e antropologia culturais da deformidade. In: COURTINE, Jean-Jacques. (Org.). História do corpo: as mutações no olhar: o século XX. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
ELIAS, N. O processo civilizador: formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
FERREIRA, E. L.; ALMEIDA, J. G. de A. Rodas, corpo e silenciamentos: uma análise dos discursos na mídia sobre a dança em cadeira de rodas. Revista Esporte e Sociedade, ano 16, n. 37, jun. 2023.
FERREIRA, E. L.; CAVALLARI, J. S. Sobre o (não) deslocamento dos sentidos da diferença no processo de inclusão escolar. Línguas e Instrumentos Linguísticos, ano 32, vol. 2, p. 87-103, 2013.
FERREIRA, E. L. Corpo-movimento-deficiência: as formas dos discursos da/na dança em cadeira de rodas e seus processos de significação. Tese (Doutorado em Educação Física), Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil. 2003.
FERREIRA, E. L. Dança Artística em Cadeira de Rodas. In: FERREIRA, E. L. Esportes e Atividades Físicas Inclusivas. 2. ed. Niterói: Intertexto, 2014a. v. 9.
FERREIRA, E. L. Dança Esportiva em Cadeira de Rodas. In: FERREIRA, E. L. Esportes e Atividades Físicas Inclusivas. 2. ed. Niterói: Intertexto, 2014b. v. 10.
FILHO, A. III Congresso de Dança termina com sucesso. Notícia no Detalhe. Secretaria de Comunicação. Campos dos Goytacazes, 09 set. 2012. Disponível em: http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=15356
LIPPO, H. Terminologia acerca das pessoas com deficiência. In: Lippo, H. (Org.). Sociologia da acessibilidade e reconhecimento político das diferenças. Canoas: ULBRA, 2012.
MORAES, A. B. R. de.; ALMEIDA, J. G. de A. Discursos dos coreógrafos de dança para pessoas com deficiência. In: ORLANDI, E. P. et. al. Encontro de Estudos da Linguagem. 5. Anais... Pouso Alegre, MG: UNIVÁS, 2014.
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração mundial sobre educação para todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien: UNESCO, 1990.
REIS, F. N. Formação em Teatro Musical nas Universidades Públicas – Realidade e Desafios. Monografia de Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior. Rio de Janeiro: Universidade Candido Mendes, AVM Faculdade Integrada, 2013.
REIS, F. N. Processos Formativos em Teatro Musical no Ensino Técnico e Superior em Artes Cênicas: um gesto multiperceptivo. Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Cênicas. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2019.
RIO DE JANEIRO. Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Divulgado resultado do Voto Popular para o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. 2014. Disponível em: http://www.cultura.rj.gov.br/materias/divulgado-resultado-do-voto-popular-para-o-premio-de-cultura-do-estado-do-rio-de-janeiro
SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 3. ed. Rio de Janeiro: WVA, 1999.
SILVA, O. M. A epopéia ignorada: a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo: Cedas, 1987.
SUQUET, A. Cenas - O corpo dançante: um laboratório da percepção. In: Courtine, J. (Org.). História do corpo: as mutações no olhar: o século XX. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
TV RIO SUL. RJTV 1ª Edição. Programa apresentado em 28 de agosto de 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gPCsSnL5B_U
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-12-14 (2)
- 2023-12-14 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.