CONHECIMENTOS SOBRE COMPORTAMENTO MOTOR E ATITUDES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n1.p143-162

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Transtorno do Espectro Autista, Comportamento Motor, Educação Física Escolar

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por prejuízos relacionados à comunicação, interação social e desenvolvimento. Crianças com TEA também demonstram atrasos motores ainda em idade precoce, com esses persistindo ao longo da vida. Quando tratamos sobre o processo de inclusão escolar de crianças com TEA, diretamente recaímos sobre o papel do professor, visto que ele é o principal responsável e mediador da aprendizagem dos alunos. Desse modo, o objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento sobre Comportamento Motor e atitudes de professores de Educação Física escolar face à inclusão de alunos com TEA. Participaram do estudo 23 professores de educação física que atuam na Educação Básica em Belo Horizonte. Foram utilizados dois questionários, sendo o primeiro elaborado para essa pesquisa, composto por 26 questões: 11 para a caracterização da amostra; 9 sobre a temática do comportamento motor; 3 sobre características diagnósticas do TEA e 3 sobre educação inclusiva, e o segundo, em que fora utilizado parte do Questionário NEEEFA - Necessidades Educativas Especiais Educação Física Adaptada, composto por 21 questões relacionadas às atitudes dos professores de educação física face à inclusão. Diante dos achados desse estudo, o despreparo dos profissionais de educação física no ensino para alunos com TEA foi evidenciado. Percebe-se ainda a necessidade de avanços quanto aos conteúdos desenvolvidos na formação inicial dos professores de educação física, além da necessidade de formação continuada com o propósito de adequação às novas realidades educacionais e especificidade das populações atípicas. 

Recebido em: 27/01/2021

Reformulado em: 03/02/2021

Aceito em: 09/02/2021

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-04-05 — Atualizado em 2021-04-07

Versões