ATIVIDADES DO CONHECIMENTO FÍSICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO CONSTRUTIVISTA
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11n2.08.p189Palavras-chave:
Conhecimento físico, Desenvolvimento, Transformações, Intervenção pedagógicaResumo
Este estudo de natureza qualitativa, interventiva e descritiva, com delineamento no método clínico piagetiano, teve como objetivo elencar atividades propulsoras da construção do conhecimento físico na Educação Infantil a partir da epistemologia genética. Este relato apresenta resultados obtidos em intervenção pedagógica com 18 crianças, na faixa etária de dois e três anos, matriculadas em uma creche municipal no estado de Goiás. Antes de iniciar as intervenções, optou-se por um período de 20 horas de observação, seguidas de 28 horas de intervenção. Durante as intervenções pedagógicas, foram priorizadas atividades de conhecimento físico com ênfase na manipulação, exploração e transformações de mate- riais. Ao final das intervenções, verificou-se uma evolução em distintos aspectos: linguísticos, físico-motores, cognitivos, afetivo-emocionais, com ampliação do vocabulário das crianças e argumentações melhor elaboradas para explicar os fenômenos estudados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.