ADESÃO A VALORES SOCIOMORAIS NA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO COM ESCOLARES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11esp.05.p86Palavras-chave:
Pós-Modernidade, Moral, Valores Morais, SociabilidadeResumo
Neste texto nos inspiramos em uma questão colocada por La Taille (2014) que nos instigou a pensar quais elementos característicos da pós-modernidade seriam passíveis de exercer alguma influência sobre as reflexões e atitudes morais dos indivíduos. Buscamos discutir a adesão a valores morais e a influência que esta pode sofrer na contemporaneidade, a partir de uma pesquisa, realizada entre 2013 a 2016, sobre os valores de solidariedade, respeito, justiça e convivência de-mocrática em escolares e professores de educação básica (cerca de 10000 partici-pantes). Revemos brevemente os procedimentos e resultados da primeira parte dessa pesquisa e tratamos, mais especificamente, das análises efetuadas posteri-ormente sobre as relações entre a adesão aos valores e características diversas dos perfis e contextos escolares dos participantes. A adesão a cada valor foi investi-gada através de questionário com histórias em que os respondentes deveriam escolher alternativas pró-valor ou contravalor em diferentes níveis de descentra-ção de perspectiva social. Para a determinação das escalas de valores foi utilizada a Teoria de Respostas ao Item cujos resultados resumimos neste texto. Houve maior adesão aos valores de Solidariedade e Respeito e menor para Justiça e Con-vivência democrática. Para a investigação das associações entre adesão aos valo-res e características dos participantes foi aplicada a técnica Automatic Iteration Detector obtendo árvores de classificação. Participantes com mais forte adesão aos valores foram alunas do ensino médio e aqueles que apontaram sentir-se bem tratados pelos professores e ver pouco ou nunca situações de agressão entre pro-fessores e alunos e entre alunos. Individualismo, meritocracia, obediência rígida a regras pré-estabelecidas foram contravalores que se associaram a menor adesão aos valores. Constatamos que, embora características da contemporaneidade possam estar afetando a adesão a valores, o desenvolvimento moral continua a ser possível em ambientes cooperativos e respeitosos.