AUTONOMIA E CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Autores

  • Ligiane Raimundo GOMES

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2018.v10n2.05.p82

Palavras-chave:

Autonomia, Competência, Profissionalidade Docente

Resumo

A autonomia é uma dimensão importante a ser construída ao longo da profissi-onalidade docente e caracteriza aspectos que estão ligados diretamente a tomada de decisão do professor, bem como da construção da sua imagem enquanto profissional, ou seja, da sua identidade docente. O não desenvolvimento da au-tonomia docente pode apresentar consequências significativas para a atuação profissional, como desvio da função do professor, dificuldades na análise de situações relacionadas a prática pedagógica ou mesmo a negação de conflitos existentes na sala de aula, levando o docente a apresentar diferentes características, como, conformismo, autoritarismo e a perda de sua autoridade. Tomar a autonomia como uma dimensão da profissionalidade docente requer a constru-ção de competências sociais e emocionais. Dessa forma, pretendemos analisar, mediante levantamento bibliográfico, as possíveis aproximações teóricas entre o conceito de autonomia e de competências sociais e os possíveis desdobramentos dessa relação para o desenvolvimento da profissionalidade docente.

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Publicado

2019-01-16

Edição

Seção

Artigo