ALGORITMOS NA CONCEPÇÃO DA TEORIA PIAGETIANA: TECNOLOGIAS ANALÓGICAS E DIGITAIS

Autores

  • Luciana BACKES
  • Fabrícia Py Tortelli NORONHA
  • Cledes Antonio CASAGRANDE

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2018.v10n2.04.p53

Palavras-chave:

Construção do conhecimento, Algoritmos, Tecnologias

Resumo

Mudanças sucederam no modo de viver em sociedade, mas, ao mesmo tempo, o ambiente educacional encontra dificuldades em acompanhar e se relacionar com essa nova realidade. Com o propósito de refletir sobre a construção do co-nhecimento no ensino superior, num cenário contemporâneo, o artigo tem co-mo objetivo analisar e discutir a construção do conhecimento de algoritmos por meio da pluralidade de representação do conhecimento, proporcionada pela associação e articulação de diferentes tecnologias, fundamentada na Epistemo-logia Genética de Jean Piaget. A pesquisa de natureza exploratória e abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, teve como sujeitos os educandos matricu-lados na disciplina de Lógica de Programação. Os dados coletados em questio-nários e diário de campo foram submetidos à Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Como resultado, verificou-se o desequilíbrio das estruturas mentais (perturbação) na ação cognitiva educacional do professor e do educando, cons-tituindo relações dialéticas na aprendizagem. Além disso, verificou-se a neces-sidade de se contemplar tecnologias no processo educativo a fim de potenciali-zar a construção do conhecimento em congruência com a realidade atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-16

Edição

Seção

Artigo