AVANÇOS APÓS O JUÍZO MORAL NA CRIANÇA

Autores

  • Maria Suzana de Stefano MENIN Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente-SP

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2017.v9esp.13.p350

Palavras-chave:

Juízo moral; Educação moral; Psicologia e Moralidade; Internet e Comunicação.

Resumo

Neste texto, apresentamos a conferência proferida no IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Teoria e Prática na Construção do conhecimento, dia 24 de novembro de 2016. Nela, fomos desafiados a realizar uma síntese dos avanços em pesquisas e produções após a publicação da obra O Juízo moral na Criança, de Jean Piaget, em 1932. Iniciamos nosso trabalho, retomando alguns dos conceitos centrais dessa obra de Piaget; como as duas grandes tendências morais: heteronomia e autonomia e seus fatores de manu-tenção e desenvolvimento: a coação e egocentrismo, de um lado, e a cooperação e descentração, de outro. Para tornar possível investigar e descrever avanços após o Juízo moral na criança, limitamos nossa busca ao Brasil e demos como ponto de partida a pesquisa de Mario Sergio Vasconcelos sobre A Difusão das ideias de Piaget no Brasil (1996). Seguimos, apresentando uma síntese, com ilustrações, das pesquisas realizadas após os anos de 1996 e que foram sistematizadas em artigos de revisão de estado da arte nesse tema. Finalmente, examinamos, com foco nos últimos dez anos, as produções do Grupo de trabalho (GT) Psicologia e Moralidade, ligado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Psicologia, ANPPEP. Refletimos sobre os temas de pesquisa que mais têm comparecido no GT e em suas publicações e, entre eles, vimos, como mais presentes, as relações entre Psicologia moral e educação, embora ainda faltem pesquisas empíricas sobre as estratégias de educação moral. Em conclusão, colocamos a urgência de investigarmos uma nova área que se refere aos modos como a internet e todas as suas formas de comunicação tem se imposto às crianças e adolescentes. Como, praticamente, todas as formas de interação entre esses sujeitos, são agora mediadas por esses meios e seus instrumentos – celulares, ifones, ipads, computadores, e outros, é imprescindível que passemos a investigar e analisar seus efeitos na construção e educação moral e intelectual dos mesmos.

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Publicado

2017-07-25

Edição

Seção

Artigo