CORPO E CONHECIMENTO CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE JEAN PIAGET E ANTÓNIO DAMÁSIO

Autores

  • Fernando BECKER Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre-RS
  • Diandra Dal Sent MACHADO Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre-RS

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2016.v8n2.04.p52

Palavras-chave:

Corpo; Conhecimento; Epistemologia Genética; Interacionismo neurocientífico.

Resumo

Este artigo apresenta aspectos da relação, posta historicamente, entre corpo e conhecimento no Ocidente. Iniciamos esta apresentação com a epistemologia platônica e seu apriorismo, passando pela epistemologia lockeana e seu empi-rismo. Posta a relação entre corpo e conhecimento, presente nessas epistemolo-gias, chegamos à epistemologia piagetiana e sua reivindicação da presença substantiva do corpo na atividade cognoscente. Com a epistemologia piagetiana o corpo passa a ser considerado no processo de conhecimento não apenas como suporte da cognição, mas como responsável por sua gênese e seu desenvolvimento. Por fim, e de modo complementar ao interacionismo genético piagetiano, apresentamos a proposta neurocientífica de António Damásio naquilo que diz respeito à ideia de que o corpo produz conhecimento a partir de si e de sua ação sobre o entorno.

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Publicado

2017-02-25

Edição

Seção

Artigo