DESENVOLVIMENTO MORAL:

O QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL TEM A VER COM ISSO?

Autores

  • Denise Rocha PEREIRA Rede Municipal de Ensino - Lins-SP e Unisalesiano - Lins-SP
  • Alessandra MORAIS Universidade Estadual Paulista - Marília-SP

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2016.v8n2.06.p105

Palavras-chave:

desenvolvimento moral, educação infantil, professor, práticas pedagógicas.

Resumo

O desenvolvimento moral do ser humano inicia-se nas relações que ele estabe-lece com seu meio, desde o momento em que nasce. Essas relações são permea-das por valores, princípios e regras para o convívio coletivo.  Na perspectiva piagetiana pode-se fazer menção a tendências morais no desenvolvimento da criança: a da heteronomia e a da autonomia. Mas pode-se dizer que anterior à heteronomia há um período caracterizado como anomia em que a criança não tem consciência das normas sociomorais presentes no mundo na qual está inse-rida, para ela as regras não fazem sentido. Porém imergida no universo das regras, a criança começa a desenvolver a noção de dever, decorrente da ideia de certo e errado, de boas e más ações, apresentando uma moral heterônoma, da obediência, em que as regras lhe são exteriores.  Para alcançar a autonomia, é preciso que além da superação de suas tendências heterônomas e egocêntricas, a criança possa ter possibilidades de exercer a cooperação e a consciência de necessidade de regras boas e justas, ou seja, que possa ter boas experiências que a levem ao desenvolvimento autônomo.  Na educação infantil, primeira etapa da educação básica que tem como objetivo a formação integral de crianças de zero a cinco anos, ocorrem inúmeras situações que envolvem regras. No entanto, muitas vezes o professor faz intervenções que não favorecem o desenvolvimento moral com vistas à autonomia. Este artigo tem por objetivo refletir sobre alguns aspectos do desenvolvimento moral sob a ótica da Epistemologia Genética, bem como refletir sobre as ações do educador da infância no momento da aplicação das sanções na escola. A metodologia utilizada, além da revisão da literatura especializada, contou com a experiência, a observação e ação supervisora de educadora da infância.  A pesquisa aponta para a necessidade da formação dos educadores em desenvolvimento moral, pois muitas intervenções que têm ocorrido tem somente contribuído para a formação da moral heterônoma.

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Publicado

2017-02-25

Edição

Seção

Artigo