IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:

CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO

Autores

  • Elizabeth LIMA Universidade Estadual de Maringá-PR
  • Marta BELLINI Universidade Estadual de Maringá-PR

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2016.v8n2.03.p28

Palavras-chave:

Epistemologia genética; Adaptação; Lógico-matemático; Implicações significantes; Educação científica.

Resumo

Implicações para a Educação Científica é parte de nosso estudo do doutorado sobre o conceito de adaptação de Piaget como contribuição aos aspectos sociais do conhecimento. O problema de pesquisa foi formulado pensando em como a obra de Piaget a respeito do conceito de adaptação poderia fundamentar a con-duta de educar para as ciências. O objetivo do estudo foi investigar o conceito de adaptação como fundamento para compreender a construção da inteligência e dos conhecimentos em sua multiconstitucionalidade, incluindo o seu aspecto social. Trata-se de uma investigação teórica que retoma os conceitos de adapta-ção biológica, cognitiva, equilíbrio adaptativo, organização, assimilação – aco-modação, para construir uma ideia de plasticidade corporal e cognitiva do aprendiz na escola e discutir uma necessária mudança no ensino, em particular na educação científica. O conceito de adaptação compreende a lógica das implicações significantes presente de modo amplo na realidade, nas relações entre crianças, entre adultos em contexto de conhecimentos não especializados e no próprio conhecimento cientifico e, por diferenciação e integração, a adaptação alcança a lógica formal, aplicada a situações de controle mais rigoroso; sua analise é referência para reconstituir o ensino, em particular o científico sem perder a sua criticidade e o compromisso social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ASTOLFI, J-P. et al. As Palavras-chave da Didática das Ciências. Tradução de Maria
Ludovina Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget. 2002.
BECKER, F. A Origem do conhecimento e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.
BRASIL. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2013. Disponível em
http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb acesso em julho 2014
CARRETERO. M. LIMON, M. Construção do Conhecimento e Ensino das Ciências
Sociais e da História. In Construir e Ensinar as Ciências Sociais e a História Org. Mario
Carretero. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
CASTORINA, J. A. Teoria Psicogenética da Aprendizagem e a Prática Educacional:
questões e perspectivas. Caderno de Pesquisa. São Paulo, nº 88, p. 37-46, fev. 1994.
COLL, C. As contribuições da psicologia para a educação: teoria genética e aprendizagem escolar. In: LEITE, L. B. (Org.) Piaget e a Escola de Genebra. São Paulo: Cortez,
1987.
CHIAROTTINO, Z. R. A atualidade da teoria de Jean Piaget: a embriologia mental e a
demonstração, nos EEUU, do RNA influindo sobre o DNA a partir das agressões do
meio. IN Jean Piaget no século XXI: escritos de epistemologia e psicologia genéticas.
(ORG.) Dongo–Montoya, A.O.; Shimizu, A. M.; Marçal, V. E.R. e Moura, J. F. A. Marília, SP: 2011. Disponível em
https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/jean_piaget.pdf Acesso em: janeiro/2014.
DE LA TAILLE Y. de, MENIM . M.S. S. et al. Crise de Valores ou Valores em Crise?
Porto Alegre: Artmed, 2009.
DELVAL, J. Aspectos de la construcción del conocimiento sobre la sociedad. Educar
em revista. Curitiba: Editora da UFPR, n. 30, p. 45-64. 2007.
______, J. Trad. Carmen Campoy Scriptori. A Escola Possível: democracia participação
e autonomia. Campinas: Mercado de Letras. 2007. (coleção Educação e Psicologia em
Debate).
FRANCO, S.R.K. Lógica Operatória e Logica das Significações em Adultos do Meio
Rural: um estudo piagetianos e seu significado educacional. 1999. 272p. Tese. (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do
Sul. 1999.
JOVCHELOVITCH, S. Os contextos do Saber: representação, comunidade e cultura.
Tradução de Pedrinho Guareschi. Petrópolis, RJ. Vozes. 2008 (Coleção Psicologia Social)
50
ISSN: 1984-1655
LEITE, L.B. O discurso argumentativo em aula de História: topoi, estereótipos e construção de conhecimento. Pro-Posições, v. 18, n. 3 (54) - set./dez. 2007.
http://mail.fae.unicamp.br/~proposicoes/textos/54-dossie-banks-leitel.pdf. Acessado em
dezembro/ 2012
LEPRE, M. R. E MENIN, M. S. S. Educação moral na escola: caminhos para a construção da cidadania. http://www.artigocientifico.com.br/uploads/artc_1148701843_70.doc
s/d.
LIMA, E. Adaptação na Epistemologia Genética: reflexões sobre o aspecto social do
conhecimento e implicações para a educação científica. 2014. 119f. Tese de doutorado
em Educação para a Ciência e a Matemática. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR
MACEDO, L. Ensaios Pedagógicos: como construir uma escola para todos. Porto Alegre: Artmed. 2005
MONTOYA, A. O. D. Teoria da Aprendizagem na Obra de Piaget. São Paulo: Editora
da UNESP, 2009.
NOGUEIRA, C.M. I., BELLINI, L. M. PAVANELLO, R. M. O ensino de Matemática
e das Ciências Naturais nos anos iniciais na perspectiva da epistemologia genética. Curitiba, PR: CRV, 2013.
PIAGET. J. A Representação do Mundo na Criança. Trad. por Rubens Fiúza. Rio de
Janeiro: Record, l926/sd.
______ A Linguagem e o Pensamento da Criança. Trad. Manuel Campos. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1923/1973.
______ A psicologia da Inteligência. Trad. Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar
editores. 1967/1977
______ Para onde vai a educação? Tradução de Ivete Braga. Rio de Janeiro: José
Olympio Editora; UNESCO. 1948/1978
______ Psicologia e Pedagogia. Tradução de Dirceu Accioli Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: Editora Forense. 1969/1988
______ Psicologia e Epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Tradução de Agnes Cretella. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária. 1978.
______ Adaptation Vitale et Psychologie de l’intelligence: sélection organique et
phénocopie. Paris: HERMANN, 1974.
______ Biologia e Conhecimento. Tradução de Francisco M Guimarães, Petrópolis:
Editora Vozes. 1967/1973.
51
ISSN: 1984-1655
______ A Formação do Símbolo na Criança - imitação, jogo e sonho - imagem e representação. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar. 3º ed. 1945 /l978
______ Fazer e Compreender. Tradução de Christina Larroudé de Paula Leite. São Paulo: Edições Melhoramento e Editora da Universidade de São Paulo. 1974/1978.
______ O Nascimento da Inteligência na Criança. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de
Janeiro: Zahar. 4ª ed. 1936/1982
______ A Construção do Real na Criança. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro:
Zahar Editores. 3ª Ed. 1937/ 1979.
______ O Juízo Moral na Criança. Tradução de Elzon Lenardon. São Paulo: Sumus.
1932/1994.
PIAGET, J. e Colaboradores Abstração Reflexionante: relações lógico-aritméticas e
ordem das relações espaciais. Tradução de Fernando Becker e Petronilha Gonçalves da
Siva. Porto Alegre: Artes médicas, 1977/1995.
PIAGET, J. O Raciocínio na Criança. Tradução de Valerie Rumjanek Chaves. Rio de
Janeiro/ São Paulo: Record, 1924/1967.
PIAGET e INHELDER, B. Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente. Tradução
de Dante Moreira Leite. São Paulo: Pioneira. 1955/1976
______ e INHLEDER, B. A Psicologia da Criança. Tradução de Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Difel. 1966/1985.
PIAGET, J. e GARCIA, R. Vers une Logique des Significatios. Collection Science
Nouvelle. Genève (Suisse): Murionde, Editeur, 1987.
PIAGET, J. A Equilibração das Estruturas Cognitivas: problema central do desenvolvimento. Tradução de Marion Merllone dos Santos Penna. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
1975/1976.
WADDINGTON, C. H. Instrumental para o pensamento. Tradução de Borisas Cimbleris. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1979.

Downloads

Publicado

2017-02-25

Edição

Seção

Artigo