Supernanny e S.O.S. Babá:
Um Olhar Construtivista sobre os Procedimento Empregados
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2009.v2n3.579Palavras-chave:
Desenvolvimento Moral, Pais e Filhos, Relações, Construtivismo, Educação, Televisão, Conflitos InterpessoaisResumo
Essa pesquisa teve como objetivos investigar os procedimentos mais utilizados nos programas SuperNanny e S.O.S. Babá para conseguir a bediência e a melhoria das relações entre pais e filhos, assim como, analisar as prováveis consequências destes para o desenvolvimento moral das Crianças, de acordo com a perspectiva construtivista piagetiana. Para coletar os dados, foram gravados seis episódios de cada programa, analisando-os qualitativa e quantitativamente. Nesses episódios, os principais procedimentos utilizados são: colocação de regras, elaboração da rotina, estratégias para expressão de sentimentos, emprego de sanções e de recompensas. Tais procedimentos melhoram as relações na família, todavia a obediência das crianças às regras parece ser decorrente mais das relações de respeito unilateral, do medo das punições e de querer a recompensa, do que por compreender a necessidade das mesmas, o que colabora para a manutenção da “heteronomia”.
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