PERCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE SUPERDOTADOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DE PIAGET

Autores

  • Fernanda Hellen Ribeiro PISKE Universidade Federal do Paraná - Curitiba-PR
  • Tania STOLTZ Universidade Federal do Paraná - Curitiba-PR
  • Sara BAHIA Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2015.v7n2.p78-97

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem; Famílias; Piaget; Altas habilidades/superdotação.

Resumo

O aprofundamento no estudo das relações que envolvem fatores afetivos e emocionais torna-se relevante para o processo de construção do conhecimento durante o processo de ensino-aprendizagem (PIAGET, 1964, 1994).  Neste processo, as famílias exercem um papel de extrema importância por realizar um trabalho em conjunto com a escola. Por isto, esta pesquisa visa a investigar as percepções de famílias de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) em relação ao processo de ensino-aprendizagem destas crianças. A metodologia qualitativa respaldou-se na coleta de dados com entrevistas semiestruturadas e observações com famílias de crianças superdotadas baseando-se nos construtos da teoria de Piaget. Conclui-se que a im-portante função da escola em trabalhar de forma articulada com as famílias de superdotados e orientá-las sobre as necessidades especiais de seus filhos pode proporcionar grandes avanços na educação destas crianças.

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Publicado

2016-01-31

Edição

Seção

Artigo