Concepções de professores de educação infantil sobre as relações entre brincar e desenvolvimento psicológico

Autores

  • Nelson Pedro Silva Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar da Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Assis - SP).
  • Cristiane Pereira Marquezini Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Assis-SP). Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade da Alta Paulista (FAP).

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2008.v1n2.p113-147

Palavras-chave:

Brincar, Jogos, Psicologia do Desenvolvimento, Jean Piaget

Resumo

No presente artigo, os autores relatam pesquisa que teve como finalidade analisar a concepção dos professores de educação infantil sobre as relações entre o brincar e o jogar e o desenvolvimento psicológico de seus alunos. O estudo foi realizado com base nos depoimentos de educadoras e analisado segundo a teoria piagetiana. Os resultados e as conclusões mostram que as docentes consideram o meio social como fator preponderante para a ocorrência do referido desenvolvimento. Apesar disso, não explicitam a natureza desta importância, subsidiando a tese de que a ação pedagógica é fundamentada no senso comum. Ainda mais: embora se refiram ao papel ativo das crianças, as vêem como seres passivos, refletindo uma concepção ambientalista. Soma-se a isto o fato de apresentarem uma visão superficial sobre o papel do brincar no desenvolvimento, além de não dominarem teorias que dissertem sobre tal assunto.

 

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Publicado

2022-02-01

Edição

Seção

Artigo