Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação Continuada
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2008.v1n2.p95-112Palavras-chave:
Oficinas Pedagógicas, Musicalização, Cooperação, Construtivismo, Formação ContinuadaResumo
Neste artigo, procura-se conceituar os espaços das Oficinas Pedagógicas e abordar especificamente o espaço de Oficina de Musicalização Coletiva, como forma de qualificar esse ambiente de ensino e aprendizagem cooperativa. O objetivo do texto é o de resgatar a eficiência dos espaços construtivistas das oficinas e refletir sobre formas de se proporcionar uma formação continuada de qualidade e com um real significado para os envolvidos nos processos educacionais propostos. Finalmente, pretende-se abordar a importância dos trabalhos em grupo e conceituar musicalização e cooperação, trazendo ações possíveis a serem exercidas em forma de Oficinas Pedagógicas na área artístico-musical ainda muito carente de formação. Conclui-se que o ambiente das Oficinas Pedagógicas é um espaço privilegiado de trocas sociais, aprendizagens significativas e construções em qualquer área de conhecimento.
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