Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação Continuada

Autores

  • Patrícia Fernanda Carmem Kebach Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente da Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT– RS).
  • Rosangela Duarte Mestre em Educação pela Universidad Camilo Cienfuego, Cuba. Doutoranda do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Roraima.

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2008.v1n2.p95-112

Palavras-chave:

Oficinas Pedagógicas, Musicalização, Cooperação, Construtivismo, Formação Continuada

Resumo

Neste artigo, procura-se conceituar os espaços das Oficinas Pedagógicas e abordar especificamente o espaço de Oficina de Musicalização Coletiva, como forma de qualificar esse ambiente de ensino e aprendizagem cooperativa. O objetivo do texto é o de resgatar a eficiência dos espaços construtivistas das oficinas e refletir sobre formas de se proporcionar uma formação continuada de qualidade e com um real significado para os envolvidos nos processos educacionais propostos. Finalmente, pretende-se abordar a importância dos trabalhos em grupo e conceituar musicalização e cooperação, trazendo ações possíveis a serem exercidas em forma de Oficinas Pedagógicas na área artístico-musical ainda muito carente de formação. Conclui-se que o ambiente das Oficinas Pedagógicas é um espaço privilegiado de trocas sociais, aprendizagens significativas e construções em qualquer área de conhecimento.

 

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Publicado

2022-02-01

Edição

Seção

Artigo