A afetividade na escola sob a ótica da psicanálise e da epistemologia genética
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2008.v1n2.p80-94Palavras-chave:
Teoria da Afetividade, Ensino-Aprendizagem, Estrutura da Inteligência, Interpretação dos Sonhos, Inconsciente e InteligênciaResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar a teoria do desenvolvimento afetivo firmada simultaneamente na psicanálise de Sigmund Freud e na psicologia genética de Jean Piaget. A análise se justifica pelo fato de que as emoções, sentimentos e paixões humanos são considerados, pela pedagogia baseada tanto em Freud quanto em Piaget, como processos importantes de motivação para o ensino-aprendizagem, com ampla utilidade para a escola, pois nessa é escassa a reflexão crítica sobre o assunto. O problema da afetividade é tratado de forma diferenciada pelos dois autores considerados, de maneira que o material aqui apresentado aponta as contradições eminentes e as corroborações latentes entre as hipóteses formuladas pelas suas respectivas teorias. Os autores do presente trabalho optam pela negação da possibilidade de aproximação entre as teorias analisadas, mostrando como ambas se contrapõem no que toca à interpretação do significado dos sonhos e do seu papel na constituição da inteligência cognitiva e das ações conscientes. Enquanto para Freud o inconsciente afetivo é determinante para a formação da consciência individual, para Piaget ele desempenha um papel secundário e de significado limitado na construção da inteligência, que é vista como uma característica geral da espécie humana.
Downloads
Referências
DIAS, C. L. Contribuições da psicanálise para a educação. Mimeo, 2007, 11p.
DOLLE, J.M. Para além de Freud e Piaget: referências para novas perspectivas em psicologia. São Paulo: Vozes, 1993. 168p. Volume I nº 2 – Jul-Dez/2008 93 http://www.marilia.unesp.br/scheme ISSN: 1984-1655
______. A ansiedade. In: Edição Eletrônica Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Volume XVI ? Conferências introdutórias sobre psicanálise, Parte III ? Teoria geral das neuroses, Conferência XXV, Rio de Janeiro: Imago, 1969a (data da versão impressa).
______. O afeto nos sonhos. In: Edição Eletrônica Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Volume V ? A interpretação dos sonhos (segunda parte) e Sobre os sonhos, Rio de Janeiro: Imago, 1969b (data da versão impressa).
FREUD, S. Cinco lições de psicanálise. São Paulo: Abril Cultural, 1978. 246p.
FURTH, H. G. Conhecimento como desejo: um ensaio sobre Freud e Piaget. Porto Alegre: Artes Médica, 1995, 169p.
LAJONQUIÈRE, L. de. De Piaget a Freud: a (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. Petrópolis: Vozes, 1993. 253p.
NEILL, A. S. Liberdade sem medo. 31ed. São Paulo: IBRASA, 1980. 375p.
PIAGET, J. A epistemologia genética. São Paulo: Abril Cultural, 1978a. 294p.
______. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978b. 370p.
______. Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. 175p.
______. El psicoanálises em sua relación com la psicologia del niño. In: LAJONQUIÈRE, L. de. De Piaget a Freud: a (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. Petrópolis: Vozes, 1993a. 253p.
______. Entrevista concedida a Jean Claude Bringuier. In: LAJONQUIÈRE, L. de. De Piaget a Freud: a (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. Petrópolis: Vozes, 1993b. 253p.
______. Les relations entre l’intelligence et l’afectivité dans Le développment de l’enfant. In: LAJONQUIÈRE, L. de. De Piaget a Freud: a (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. Petrópolis: Vozes, 1993c. 253p.
______. Autobiografia. In: LAJONQUIÈRE, L. de. De Piaget a Freud: a (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. Petrópolis: Vozes, 1993d. 253p.
TASSONI, E. C. M. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. s/d. Disponível em: <http://www.gtpsicologiadaeducacao.vndv.com/TRABALHOS %202000/ELVIRA%20TASSONI.pdf>. Acesso: 20 set. 2008. 17p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.