O Perdão como Componente Moral em Crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2014.v6n1.p94-108Palavras-chave:
Autonomia Moral, Desenvolvimento Moral, Perdão.Resumo
O perdão pode ser considerado um componente moral que deve ser desenvolvido em consonância à construção da autonomia moral dos sujeitos. Neste estudo buscamos verificar como 10 (dez) crianças do primeiro ano do ensino fundamental concebem o perdão e suas possíveis relações com o desenvolvimento da autonomia moral. Como aporte teórico adotamos os estudos de Piaget (1930; 1932) sobre a moralidade humana e de Rique (2007, 2008, 2011) e Enrigth (1991, 1998) sobre o perdão. A pesquisa desenvolvida foi de caráter qualitativo e o método adotado foi baseado no clínio piagetiano. Os resultados demonstraram que as crianças realizam raciocínios morais a partir de situações que envolvam a decisão de perdoar ou não e tendem a entender o perdão como desculpar alguém pelo ato cometido. Concluímos sublinhando a importância da mediação e intervenção do professor nas discussões morais que envolvam o perdão, visando a construção da autonomia moral dos educandos.
Downloads
Referências
Century Fox, 2002.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007,
DELVAL, J. Introdução à Prática do Método Clínico: Descobrindo o Pensamento das
Crianças. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ENRIGHT, R. D., FREEDMAN, S., & RIQUE, J. The psychology of interpersonal forgiveness. In R. D. Enright & J. North (Eds.), Exploring forgiveness (pp. 46-62). Madison, WI: University of Wisconsin Press, 1998.
ENRIGHT, R. D., & HUMAN DEVELOPMENT STUDY GROUP. The moral development of forgiveness. In W. Kurtiness & J. Gerwitz (Eds.), Handbook of moral behavior
and development. Vol. 1, pp. 123-152. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1991.
MENIN, M. S. S. Desenvolvimento moral. In: MACEDO. L (org.). Cinco estudos de
educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. p. 37 – 104.
Volume 6 Número 1 – Jan-Jul/2014 108
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
PIAGET, J. (1930) Os procedimentos de Educação Moral. In. MACEDO, L. Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.
PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1932/1994.
RIQUE, J., CAMINO, C. P. S., ENRIGHT, R. D., & QUEIROZ, P. Perdão interpessoal
em contextos de injustiças. Psico, 38(2), 185-192, 2007.
RIQUE, J.; CAMINO, C. P. S.. O perdão interpessoal em relação a variáveis psicossociais e demográficas. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 23, n. 3, 2010.
RIQUE, J.; ABREU, E. L.; MOREIRA, P. L. O pensamento moral do perdão em crianças.
Psicol. Argum. 2011 abr./jun., 29(65), 249-258.
RIQUE, J. O desenvolvimento moral do pensamento do perdão. 2008. Disponível em:
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/8_rique.pdf
VINHA, T. P. O educador e a moralidade infantil: uma visão construtivista. São Paulo: Mercado das Letras, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.