Afetividade e Construção do Sentimento de Respeito: O Ponto de Vista de Cuidadores em Núcleo de Abrigos Residenciais
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p52-80Palavras-chave:
Afetividade, Respeito, Desenvolvimento Moral, Abrigos Residenciais.Resumo
Este artigo foi extraído de uma dissertação de mestrado e privilegia o ponto de vista de cuidadores de abrigos residenciais sobre a relevância da afetividade nas relações interindividuais e suas possíveis implicações no desenvolvimento do sentimento de respeito pelos abrigados. A pesquisa se desenvolveu em um Núcleo de Abrigos Residenciais (NAR), ligado à Fundação de Proteção Especial na cidade de Porto Alegre - RS, tendo como sujeitos 12 cuidadores que atuam com as crianças e adolescentes acolhidos. Adotou-se um critério de escolha do NAR por conveniência considerando a facilidade de acesso e a ausência de outros vínculos de trabalho entre pesquisadoras e o NAR. A metodologia da investigação é qualitativa e de estudo de caso (YIN, 2010). Foram realizadas observações para a construção de um roteiro de entrevista. O referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética. Os resultados obtidos indicam que o sentimento de respeito é compreendido pelos cuidadores como um sentimento interindividual, decorrente de vínculos estabelecidos a partir da convivência e de afinidades, com predomínio do respeito unilateral. Isto é, evidencia-se a importância da afetividade na construção do sentimento de respeito entre cuidadores e acolhidos.
Downloads
Referências
autonomia. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. Lei Federal 8.069 de 13 de Julho
de 1990. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso em 10 maio
2012.
DELVAL, Juan. Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento das crianças. Porto Alegre: Artmed, 2002.
FERREIRA, Maria Clotilde Rossetti (org.). Série proteção integral à criança e ao
adolescente: QUE CASA É ESSA? , DELICADA ESCOLHA , DIFERENTES
ADOÇÕES , A GENTE VOLTA PRA CASA?. Ribeirão Preto: USP, 2007- 2009.
FREITAS, Lia. A moral na obra de Jean Piaget: um projeto inacabado. São Paulo: Cortez, 2003.
GALLEGO, Andrea Bonetti. Adolescência e moralidade: O Professor que faz a
diferença. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
MORAES, Márcia Amaral Corrêa de. PROEM: vencendo as dificuldades de
aprendizagem na escola. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
OLIVEIRA, Ana Paula Granzzoto de. O Caráter provisório do abrigo e a passagem adolescente: pensando transitoriedades. 2006. Dissertação (Mestrado de
Psicologia) - Instituto de Psicologia. Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre, 2006.
PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973. (Original
publicada em 1965).
________. O juízo moral na Criança. 4. ed. São Paulo: Summus, 1994. (Original
publicada em 1932).
________. Os procedimentos da educação moral. In.: PARRAT-DAYAN, S.;
TRYPHON, A. (Org.). Jean Piaget. Sobre a Pedagogia. Textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998. p.26-58. (Original publicada em 1930).
________. Observações psicológicas sobre o self-government. In.: PARRATDAYAN, S.; TRYPHON, A. (Org.). Jean Piaget. Sobre a Pedagogia. Textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998. p.26-58. (Original publicada em 1930)
Volume 5 Número 2 – Ago-Dez/2013 80
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
______. Inteligencia y afectividad. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005.
(Original publicada em 1954).
______. Seis estudos de psicologia. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. (Original publicada em 1964).
RIO GRANDE DO SUL. Assembleia Legislativa. Lei nº 11.800 de 28 de Maio de
2002. Porto Alegre, 2002. Disponível em:
<http://www.al.rs.gov.br/legiscomp>. Acesso em: 25 mar. 2011.
RIO GRANDE DO SUL. Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul.
FPE: cuidado para a reinserção social. 2011. Disponível em:
http://www.fpe.rs.gov.br/portal/index.php?menu=artigo_viz&cod_noticia=6
98 . Acesso em: 04 abr. 2011.
YIN, Robert K. Estudo de caso planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.