Televisão e desenvolvimento moral: análise de conteúdos sociomorais presentes em desenhos animados
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2012.v4n2.p142-169Palavras-chave:
televisão; desenhos animados; desenvolvimento moral.Resumo
Embasada na teoria de Jean Piaget, esta pesquisa teve como objetivo investigar os desenhos animados mais assistidos pelas crianças e analisar seus conteúdos sociomorais. Foi realizada a aplicação de um questionário em 162 crianças do Ensino Fundamental, de uma escola pública do interior paulista. Dentre os desenhos mais assistidos, compareceram o Pica-Pau e o Bob Esponja. Foram gravados quarenta minutos de seus episódios, e realizados a observação, o registro e a mensuração dos comportamentos veiculados para a identificação da tendência moral mais presente, conforme aspectos relacionados à anomia, à heteronomia ou à autonomia. Os resultados demonstraram a predominância da moral da heteronomia. Com base nesses dados, discutiu-se o efeito da transmissão dos conteúdos identificados no desenvolvimento moral da criança.
Downloads
Referências
BOB ESPONJA/SPONGEBOB SQUAREPANTS. Reinado de idiotas. Estados Unidos: Nickelodeon Animation Studios, 2005a. (Série de desenho animado
transmitida pela emissora Rede Globo, Brasil, em setembro 2010).
BOB ESPONJA/SPONGEBOB SQUAREPANTS. O ladrão cor-de-rosa. Estados
Unidos: Nickelodeon Animation Studios, 2005b. (Série de desenho animado
transmitida pela emissora Rede Globo, Brasil, em setembro 2010).
BOB ESPONJA/SPONGEBOB SQUAREPANTS. Aniversário da baleia. Estados
Unidos: Nickelodeon Animation Studios, 2005c. (Série de desenho animado
transmitida pela emissora Rede Globo, Brasil, em setembro 2010).
BOB ESPONJA/SPONGEBOB SQUAREPANTS. Amigos Espiões. Estados Unidos: Nickelodeon Animation Studios, 2007. (Série de desenho animado
transmitida pela emissora Rede Globo, Brasil, em setembro 2010).
BOYNARD, A. L. S. Desenho Animado e Formação Moral: influência sobre crianças
dos 4 aos 8 anos de idade. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social)
– Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, 2002.
BRITO, L. M. T. De “Papai Sabe Tudo” a Como Educar Seus Pais: Considerações sobre programas infantis de TV. Psicologia & Sociedade, v. 17, n. 1, p. 17-28.,
jan/ abr. 2005. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/psoc/v17n1/a07v17n1.pdf>. Acesso em: 20 set.
2010.
CAMINO, C.; BATISTA, L.; REIS, R.; RIQUE, J.; LUNA, V.; CAVALCANTI, M.
Transmissão de Valores Morais em Personagens de TV. Psicologia Reflexão e Crítica, v. 7, n. 1, p. 29-46, 1994.
CAMINO, C.; LUNA, V.; CAVALCANTI, M. Análise parcial do pensamento
moral da novela Vale-Tudo. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA E INTERCÂMBIO
CIENTÍFICO: ANPEPP. Anais...São Paulo: Águas de São Pedro, 1990. p. 95-102.
CHÁVEZ, M. C. M.; VIRRUETA, E. R. La violencia en los dibujos animados
norteamericanos y japoneses: su impacto en la agresividad infantil. Alternativas
en Psicología, Año XIV, n. 20, p.26-34, Feb. Mar. 2009.
FAGUNDES, A. J. F. M. Descrição, definição e registro de comportamento. São Paulo: Edicon, 1999.
Volume 4 Número 2 – Ago-Dez/2012 168
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
GARCEZ, A.M. Animar, se divertir e aprender: as relações de crianças com programas especialmente recomendados. 2010a. 117f. Dissertação (Mestrado em
Educação) - Pontifícia Universidade Católica. Rio de Janeiro.
IBM. Software IBM© SPSS© Statistics, Version 19,0, 2010.
KANE, H. D.; TAUB, G. E.; HAYES, B.G. Interactive media and its contribution
to the construction and destruction of values and character. Journal of Humanistic Counseling, Education and Development, v. 39, n. 1, p. 56-63, Sept. 2000.
MAGALHÃES, C. A Inter-relação entre Criança e TV: Como o pensamento de
Bernard Charlot pode ser aplicado na discussão sobre as relações entre a criança
e a TV. Comunicação & Educação. v. 27, p. 38-45, mai./ago. 2003. Disponível em:
http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/ced/n27/v2n27a05.pdf Acesso em:
05 dez. 2010.
MORENO, G. L. La Transmisión de valores en los Programas Infantiles. Comunicar, v.16, i31, p. 411-415, jul. 2008.
OLIVEIRA, F. S. A verdade está nas mídias: a fabricação do real infantil na sociedade de consumo. 2006. 167f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade
de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2006.
PACHECO, E. D. O Pica-Pau: herói ou vilão?: representação social da criança e
reprodução da ideologia dominante. São Paulo: Loyola, 1985.
PIAGET, J. A Formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. (Originalmente publicado em 1945).
PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994. (Originalmente
publicado em 1932).
PIAGET,J. Os Procedimentos da Educação Moral. In: PARRAT-DAYAN, S.;
TRYPHON, A. (Org.). Jean Piaget. Sobre a Pedagogia. Textos inéditos. São Paulo:
Casa do Psicólogo, 1998. p.26-58. (Originalmente publicado em 1930).
PIAGET, J.; INHELDER, B. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Difel, 2006.
PICA-PAU/WOODY WOODPECKER. Quem cozinha quem. Produção de: Walter
Lantz. Estados Unidos: Universal Pictures, 1946. (Série de desenho animado
transmitida pela emissora TV Record, Brasil, em setembro 2010).
PICA-PAU/WOODY WOODPECKER. Nascido para picar. Produção de: Walter
Lantz. Estados Unidos: Universal Pictures, 1952. (Série de desenho animado
transmitida pela emissora TV Record, Brasil, em setembro 2010).
Volume 4 Número 2 – Ago-Dez/2012 169
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
PICA-PAU/WOODY WOODPECKER. Festival de cucos. Produção de: Walter
Lantz. Estados Unidos: Universal Pictures, 1956. (Série de desenho animado
transmitida pela emissora TV Record, Brasil, em setembro 2010).
PICA-PAU/WOODY WOODPECKER. O bandido do trem. Produção de: Walter
Lantz. Estados Unidos: Universal Pictures, 1957. (Série de desenho animado
transmitida pela emissora TV Record, Brasil, em setembro 2010).
PICA-PAU/WOODY WOODPECKER. Pica-Pau pistoleiro. Produção de: Walter
Lantz. Estados Unidos: Universal Pictures, 1960. (Série de desenho animado
transmitida pela emissora TV Record, Brasil, em setembro 2010).
PICA-PAU/WOODY WOODPECKER. Cidade de um cavalo só. Produção de:
Walter Lantz. Estados Unidos: Universal Pictures, 1968. (Série de desenho
animado transmitida pela emissora TV Record, Brasil, em setembro 2010).
PICA-PAU/WOODY WOODPECKER. Foca à solta. Produção de: Walter Lantz.
Estados Unidos: Universal Pictures, 1970. (Série de desenho animado
transmitida pela emissora TV Record, Brasil, em setembro de 2010).
PICA-PAU/WOODY WOODPECKER. Hora de dormir. Produção de: Walter
Lantz. Estados Unidos: Universal Pictures, 1971. (Série de desenho animado
transmitida pela emissora TV Record, Brasil, em setembro de 2010).
RAMÍREZ, J.M. Television y Violencia. Revista Latinoamericana de Psicología.
v.39, n.2, p. 327-349, 2007.
SILVA, C.; FONSECA, E.; LOURENÇO, O. Valores Morais em Televisão: análise de uma série televisiva de grande audiência. Aná Psicológica, v. 20, n. 4, p.
541-553, nov. 2002.
VIANNA, H. M. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Liber Livro, 2007.
VIDIGUEIRA, V. C. R. A Influência da Televisão no Desenvolvimento Sócioemocional dos adolescentes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura
em Psicologia) Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do
Algarve. Portugal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.