MATIX:

construindo novos conceitos nas aulas de matemática

Autores

  • Sandra Regina D'Antonio Universidade Estadual de Maringá
  • João César Guirado Universidade Estadual de Maringá
  • Solange Cristina D'Antonio Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2012.v4n2.p50-72

Palavras-chave:

Jogo; Resolução de problemas; Números inteiros.

Resumo

Piaget (1980) atribui grande importância à interação social, para ele as trocas são indispensáveis, tanto para que as crianças elaborem o pensamento lógico, quanto para que os adultos construam as ciências. Contudo, para que tais trocas ocorram se faz necessário o uso de estratégias que possibilitem ao docente criar espaços de interação. Neste sentido, visto como um recurso gerador de situações desafiadoras para o aluno e que estimula a interação e discussão em grupo, o jogo é, atualmente, considerado um recurso que auxilia tanto o desenvolvimento intelectual, como o raciocínio lógicomatemático, especialmente na primeira e segunda etapas do Ensino Fundamental. Esse trabalho apresenta a luz da epistemologia algumas reflexões e apontamentos a respeito da utilização do jogo no processo educacional, mais especificamente no ensino de matemática. O jogo apresentado denomina-se “Matix”. Foi aplicado em uma turma 7ª série em 2011, com o objetivo de  possibilitar uma discussão a respeito do que vem a ser número oposto e da relação deste conceito matemático com as operações algébricas de adição envolvendo os números inteiros.

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Publicado

2022-02-03

Edição

Seção

Artigo