Indisciplina no ensino técnico: representações sociais de professores

Autores

  • Kátia Hatsue Endo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual Paulista - Assis-SP
  • Elizabeth Piemonte Constantino Universidade Estadual Paulista - Assis-SP

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2012.v4n2.p170-197

Palavras-chave:

Indisciplina; Representações Sociais; Professores.

Resumo

Este trabalho é decorrente de pesquisa de mestrado em Psicologia, que vem sendo desenvolvida com o objetivo de identificar as representações sociais de professores sobre indisciplina em sala de aula. Adotamos uma abordagem quali-quantitativa de pesquisa e a teoria das representações sociais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Os participantes foram três professores do ensino médio, três, do ensino técnico e três, de ambos os tipos de ensino, totalizando nove professores de uma escola técnica do interior paulista. Utilizando a análise de conteúdo, definimos três eixos temáticos para tratamento dos dados, a saber: causas atribuídas à indisciplina, alternativas para lidar com a questão e concepção de indisciplina; a partir dos quais caracterizamos categorias, em que obtivemos a frequência e a porcentagem de respostas. Até o momento, analisamos os dados das entrevistas dos professores do ensino técnico. Podemos adiantar que as respostas sobre as causas da indisciplina foram direcionadas a fatores individuais e familiares dos alunos. Quanto às alternativas para lidar com a indisciplina, as respostas foram mais direcionadas à relação entre professor e aluno. De modo geral, podemos afirmar que os resultados parciais indicam uma diferença entre as causas apontadas para a indisciplina e as alternativas para lidar com a questão. Ou seja, os professores localizaram as causas da indisciplina no indivíduo e na família, mas as alternativas para lidar com a questão foram mais centradas na interação professor-aluno. 

Palavras–chave: Indisciplina; Representações Sociais; Professores.          

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Aguiar, W. M. J.; BOCK, A. M. B.; OZELLA, S. A orientação profissional com
adolescentes: um exemplo de prática na abordagem sócio-histórica. In: BOCK,
A. M. B.; GONÇALVES, M. G. M. e FURTADO, O. (Orgs.). Psicologia sóciohistórica: uma perspectiva crítica em psicologia. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
p.163-178.
AQUINO, J. R. G. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: AQUINO, J. R. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas práticas e teóricas. São Paulo: Summus, 1996. p.39-55.
AQUINO, J. R. G. A indisciplina e a escola atual. Rev. Fac. Educ., São Paulo,
v.24, n.2, jul/dez. 1998.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.
BELÉM, R. C. Representações sociais sobre indisciplina escolar no ensino médio. 2008.
103 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – CFCH - Universidade Federal de
Pernambuco, Recife, 2008. Disponível em:
<http://www.ufpe.br/pospsicologia/images/Dissertacoes/2008/belm%20ros
emberg%20cavalcanti.pdf.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2010.
Volume 4 Número 2 – Ago-Dez/2012 195
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
DE LAJONQUIÈRE, L. A criança, “sua” (in)disciplina e a psicanálise. In: AQUINO, J. R. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São
Paulo: Summus, 1996. p.25-37.
DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
DUVEEN, G. Crianças enquanto atores sociais: as representações sociais em
desenvolvimento. In: GUARESCHI, P. A, JOVCHELOVITCH, S. (Orgs.). Textos
em representações sociais. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1995. p.261-293.
GLINA, D. M. R.; ROCHA, L. E. Prevenção para a saúde mental no trabalho. In:
GLINA, D. M. R.; ROCHA, L. E. Saúde mental no trabalho: desafios e soluções.
São Paulo: VK, 2000. p. 53-82.
GOMES, F.; ARAÚJO, R. Pesquisa Quanti-Qualitativa em Administração: uma
visão holística do objeto em estudo. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO
FEA-USP, 2005, São Paulo. Anais eletrônicos. Disponível em: <http://www. ead.fea.usp.br/Semead/8semead/resultado/ trabalhos PDF/152.pdf>. Acesso
em: 02 fev. 2010.
GUIMARÃES, A. M. Indisciplina e violência: ambigüidade dos conflitos na escola. In: AQUINO, J. R. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e
práticas. São Paulo: Summus, 1996. p.73-82.
GUIMARÃES, A. M. Escola: espaço de violência e indisciplina. Nas redes da educação. UNICAMP: Campinas, v. 1, p. 1-9, 2006. Disponível em:
<http://www.lite.fae.unicamp.br/revista/guima.html>. Acesso em: 02 dez.
2009.
GUIRADO, M. Poder indisciplina: os surpreendentes rumos da relação de poder. In: AQUINO, J. R. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 8.ed. São Paulo: Summus, 1996. p.57-71.
JODELET, D. Representações Sociais: um domínio em expansão. In: JODELET,
D. (Org.) As Representações Sociais. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do
Rio de janeiro. 2001, p. 17-44.
LA TAILLE, Y. A indisciplina e o sentimento de vergonha. In: AQUINO, J. R. G.
(Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus,
1996. p.9-23.
MACHADO JÚNIOR, L. B.S. Representações sociais da violência e da indisciplina
escolar na imprensa brasileira. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências e Letras - Universidade Estadual Paulista, Assis, 2011. Disponível em: <http://www.athena.biblioteca. unesp.br/exlibris/
Volume 4 Número 2 – Ago-Dez/2012 196
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
bd/bas/33004048021P6/2011/machadojunior_lbs_me_assis.pdf >. Acesso em:
02 abr. 2012.
MARTINS, A. E. M. Representações de docentes sobre a inclusão escolar de alunos
com deficiências na rede municipal de ensino. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências e Letras - Universidade Estadual Paulista, Assis,
2006. Disponível em: <http://www.athena.biblioteca. unesp.br/exlibris/bd/bas/33004048021P6/2006/martins_aem_me_assis.pdf >.
Acesso em: 26 jan. 2010.
MELETTI, S. Indisciplina como condição de desvio no cotidiano escolar. In:
HENNING, L. M. P.; ABBUD, M. L. M. (Orgs.). Violência, indisciplina e educação.
Londrina: Eduel, 2010.
MENIN, M. S. S. Representações sociais de lei, crime e injustiça em adolescentes. 2000.
Tese (Livre-Docência). Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2000.
MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis:
Vozes, 1994. p.9-29.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 2. ed. Petrópolis:
Vozes, 2004.
OLIVEIRA, M. I. Indisciplina escolar: representação social de professores do ensino fundamental da cidade de Cáceres MT. 2002. Dissertação (Doutorado em
Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Disponível em: <http://www.pucsp.br/pos/ped/resumo/resu424.htm>. Acesso em: 02 ago. 2011
PAPPA, J. S. A (in)disciplina e a violência escolar segundo a concepção de professores
do ensino fundamental. 2004. 171 f. Dissertação (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2004.
Disponível em: <http://www.athena.biblioteca. unesp.br/exlibris/bd/bma/33004110040P5/2004/pappa_js_dr_mar.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2010.
REGO, T. C. R. A indisciplina e o processo educativo: uma análise na perspectiva vygotskiana. In: AQUINO, J. R. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas
teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996. p.83-101.
Volume 4 Número 2 – Ago-Dez/2012 197
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
SÁ, C. P. Representações Sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In:
SPINK, M. J. (Org.). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na
perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995. p.19-45.
SÁ, C. P. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1996.
SCHICOTTI, R. V. de O. Concepções e práticas de educadores acerca de disciplina e
limites na educação infantil: um estudo de caso. 2005. 135 f. Dissertação (Mestrado
em Psicologia) - Faculdade de Ciências e Letras - Universidade Estadual Paulista, Assis, 2005. Disponível em:
<http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/bas/33004048021P6/200
5/schicotti_rvo_me_assis.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2011.
SHIMIZU, A. M. As Representações sociais de moral de professores das quatro primeiras séries do o ensino de 1ºgrau. 1998. 308 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -
Faculdade de Filosofia e Ciências - Universidade Estadual Paulista, Marília,
1998.
SOUZA, D. B. Representações sociais sobre indisciplina em sala de aula dos professores
em início de carreira da Rede Municipal de Presidente Prudente - SP: implicações para a formação inicial. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de
Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente,
2005. Disponível em: <http://www4.fct.unesp.
br/pos/educacao/teses/dulcineia.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2010
ZANDONATO, Z. L. Indisciplina escolar e relação professor-aluno: uma análise sob
as perspectivas moral e institucional. 2004. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2004. Disponível em:
<http://www4.fct.unesp.br/pos/educacao/teses/zilda.pdf>. Acesso em: 03
fev. 2011
ZECHI, J. A. M. Violência e indisciplina em meio escolar: aspectos teóricometodológicos da produção acadêmica no período de 2000 a 2005. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente, 2008. Disponível em:
<http://www4.fct.unesp.br/docentes/educ/alberto/page_download/DISSER
TA%C7%D5ES%20ORIENTADAS/JULIANA_ZECHI.pdf>. Acesso em: 02
maio 2011.

Downloads

Publicado

2013-01-15

Edição

Seção

Artigo